TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE

Por:   •  8/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE

Jônatas Paim de Almeida

Prof. Vanessa Dutra Machado

Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI

Ciências Contábeis (ADG2535) – Seminário Interdisciplinar: Introdução à Pesquisa

20/07/2020

RESUMO

          Atualmente à evolução da espécie humana tem sido enorme que muitas pessoas acabam por se esquecer do seu próprio corpo. Trata-se de um uma inatividade física preocupante, pois o número de sedentarismo tem crescido e seus malefícios associados à saúde e ao bem-estar do indivíduo têm elevado o número de reclamação. No Brasil observa-se que a prática de atividade física vem diminuindo cada vez mais, ou seja, o sedentarismo tem ganhado importância no nosso contexto. Dados mostram que ao menos 25% da população mundial são sedentárias e propensas a doenças de alto risco, como, por exemplo, a obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. Por outro lado a prática de atividade física retarda o envelhecimento e previne o desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas.

Palavras- chave: Bem-estar. Sedentarismo. Atividade física. Saúde.

1 INTRODUÇÃO

          Nas ultimas décadas a inatividade física tem contribuído para o aumento do sedentarismo e seus malefícios associados à saúde e ao bem-estar do individuo. Tudo isso, é consequência de um novo padrão de vida da sociedade moderna (SAMULSKI, 2000). O contexto atual do nosso mundo tem levado nossa sociedade a um estilo de vida errônea, sendo que as pessoas estão dando menos importância para sua saúde, e isto é visto na diminuição das atividades físicas que os cidadãos estão praticando ou deixando de praticar. O estilo de vida que tem sido adotado pelas pessoas hoje em dia é tão corrido que passam a dar prioridade para o serviço, festas e encontros diversos. A partir disso, outros problemas são correlacionados a essa correria do cotidiano, como, por exemplo, a má alimentação e horário errado da ingestão de alimentos.

           Como se sabe, a atividade física em toda sua amplitude apresenta efeitos benéficos em relação à saúde, além de retardar o envelhecimento e prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas, as quais são derivadas do sedentarismo, sendo um dos maiores problemas e gastos com a saúde pública nas sociedades modernas nos últimos anos. Tudo isso tem sido causado principalmente pela inatividade física e consequentemente influenciada pelas inovações tecnológicas e más hábitos alimentares (GUEDES, 2012).

2 REFERENCIAL TEÓRICO

          Ao pensar na saúde preocupa-se ir ao médico quando se apresenta um sinal de doença ou se quer saber algo benéfico para um resultado que procuramos ganhar, seja emagrecer ou ganhar massa muscular. A inatividade física tem contribuído de forma negativa para o aumento de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

As conseqüências da obesidade e do sedentarismo se tornam bem visíveis pelo fato de muitas pessoas apresentarem maiores indicadores de uma simples “falta de ar” e ser diagnosticada com doenças crônicas, osteoporose, diabetes e até certas formas de câncer (GUARDA,2010).

2.1 A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR

          Sabe-se que todo e qualquer movimento que resulte num gasto maior de energias calóricas que o de repouso, é considerado atividade física. A atividade física é entendida como todo e qualquer movimento corporal que resulta num gasto energético acima dos níveis de repouso. Desta forma, a atividade física seja no trabalho, no lazer e nas demais atividades diárias é apontada como importante aliada quando se refere à manutenção corporal e prevenção de doenças crônicas degenerativas (GLANER, 2002). A aptidão física por outro lado, é considerada mais no âmbito de ser um atributo biológico o qual está relacionado à capacidade de realizar um movimento específico, necessitando de orientações e planejamento para atingir resultados específicos. Entretanto, as duas formas de exercitar resultarão num ganho significativo na prevenção e manutenção da saúde.

Para se ter uma maior longevidade e qualidade de vida são de suma importância que as atividades físicas sejam algo que estejam associadas no cotidiano das pessoas. Com o aumento da modernização e inovações tecnológicas, sabe-se que muitos indivíduos deixam de lado a parte que tem por objetivo prevenir/manutenção da saúde, a qual está relacionada diretamente a prática de atividades físicas. Estudos compravam que a pratica de atividades físicas inseridas desde infância/adolescência tende a permanecer na vida adulta, e isso contribui muito para a saúde, tendo em vista que o exercício físico requer uma série de fatores motores e biológicos, dessa forma em longo prazo quem faz atividade física fica menos propenso a doenças crônicas e cardiovasculares, sem falar na melhora da disposição, humor, estresse e autoestima.

2.1 AS CONSEQUÊNCIAS DA INATIVIDADE FÍSICA

          Como toda atividade nova requer certo grau e tempo de aprendizagem, com o início da atividade física não é diferente. O corpo humano necessita de certo tempo para se “acostumar” com movimentos novos, logo se um indivíduo começar uma atividade muito intensa, a mesma ao invés de dar resultado poderá acabar por prejudicar seu corpo.

Nas cidades mais desenvolvidas o sedentarismo é tão comum que as pessoas se esquecem de pelo ou menos realizar um alongamento ou praticar uma caminha leve de 15 minutos ou 20.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 20% dos casos de tumores malignos na mama e no colón são relacionados a uma rotina insuficiente de atividade física. Além dessas doenças é possível estar mais suscetível a doenças como osteoporose, problemas nas articulações, músculos, coluna, ansiedade e problemas cardíacos.

As conseqüências da inatividade física são inúmeras, tais como estresse, depressão, colesterol alto, diabetes, sistema imunológico baixo, obesidade, doenças cardiovasculares, etc. Sabe-se que muitas pessoas até começam a praticar algum tipo de atividade física quando jovens, só que com o decorrer do tempo acabam por deixar por segundo plano, porque surgem mais tarefas e deveres associados à idade. Sendo assim, é preciso reverter esse quadro o quanto antes, estipular metas e seguir os objetivos.

Estudos epidemiológicos demonstram que a inatividade física aumenta substancialmente a incidência relativa de doença arterial coronariana (45%), infarto agudo do miocárdio (60%), hipertensão arterial (30%), câncer de cólon (41%), câncer de mama (31%), diabetes do tipo II (50%) e osteoporose (59%) (KATZMARZYK & JANSSEN, 2004).

2.2        A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE E SEUS BENEFÍCIOS

          Não é de hoje que a atividade física é uma grande aliada na vida do ser humano, não só para perda de peso, mas também para prevenção e até mesmo no tratamento de doença crônica, como hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e colón e até depressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com