TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  29/5/2016  •  Artigo  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 4
UNOPAR- UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
MARCÉLIA CRISTINA DOS SANTOS
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Manhuaçu.

2014.


MARCÉLIA CRISTINA DOS SANTOS

A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Trabalho apresentado do curso de Educação Física à disciplina Educação Inclusiva, para obtenção da nota bimestral.

Sobre a orientação da professora Raquel Franco Ferronato.

Manhuaçu,

2014.




Introdução
A atuação pedagógica do professor na Educação Inclusiva

Partindo da premissa, a Educação Inclusiva é compreendida como Educação Especial dentro das escolas regulares, tornando-a um espaço para todos os indivíduos com necessidades especiais, porém, este tema vem trazendo bastantes desafios para os professores na aceitação de crianças com essas necessidades especiais decorrentes de transtornos (déficit de atenção, dislexia, discalculia, disgrafia, etc.) e deficiências (física, auditiva, visual, etc.) no âmbito escolar, porque para os educadores esses alunos são vistos como problemas, pois tal aceitação requer mudanças dos mesmos em suas estruturas físicas, psicológicas, em seus materiais didáticos, dentre outros. Para que possam atender esses indivíduos de maneira satisfatória.

Porém, essas mudanças trazem consigo, inseguranças, incertezas e buscas desconhecidas para que o conhecimento necessário se torne efetivo.

[...] um conjunto de regras, normas, valores, princípios, que são partilhados por um grupo em um dado momento histórico e que norteiam o nosso comportamento, até entrarem em crise, porque não nos satisfazem mais, não dão mais conta dos problemas que temos que solucionar (MANTOAN, 2003, p. 13- 14)

Desenvolvimento

Apesar dessas dificuldades é necessária a implantação de novas disciplinas em formações especializadas, abordando questões relativas à educação especial inclusiva, e formando profissionais capacitados e especializados, pois, o conhecimento a respeito desses tipos de deficiências pode ser de grande valia para atender as necessidades especiais desses alunos em todo ambiente escolar e integrá- los na sociedade, esse processo de integração faz com esses indivíduos interajam em grupos sociais, convivendo de maneira ativa, buscando seus direitos e cumprindo os deveres, se sentindo respeitados em suas diferenças e com os mesmos diretos de um cidadão comum. Retirado da revista nova escola:l

A professora Sueli Alves, de São Bernardo do Campo, foi beneficiada pela medida. Na EMEB Helena Zanfelici da Silva, onde ela leciona, as salas têm em média 30 estudantes e a dela, um 2º ano, tem 23 - três deles com NEE. Por causa de Ageu Soares de Oliveira, 9 anos, autista, ela também tem o auxílio de uma estagiária de inclusão, Leda Aparecida da Silva Costa, solicitada à rede. "Ele precisa de alguém que incentive sua comunicação e o ajude no trabalho com os colegas. Essa educadora contribui para tornar efetiva a participação dele em todas as atividades", explica Sueli. "Com a parceria, aos poucos, conseguimos que ele se interessasse mais pelos conteúdos e passasse a interagir com os outros estudantes." Após o rearranjo, a professora conseguiu potencializar o trabalho, do planejamento à realização das tarefas em classe. "Agora tenho mais tempo para organizar a turma e observar as dificuldades de cada um mais de perto."( nova escola)

[...] que se referia à necessidade de modificar a pessoa com necessidades educacionais especiais, de forma que esta pudesse vir a se assemelhar, o mais possível, aos demais cidadãos, para então poder ser inserida, integrada, ao convívio em sociedade (BRASIL, 2005,p.18).

Embora esse sonho tenha se concretizado, pode se perceber que tal concretização é parcial, pois,ainda existem muitos obstáculos a serem vencidos na educação inclusiva, afinal a complexidade desse tema precisa ser bastante discutida e aliada a pesquisas extensas, mudanças físicas nas escolas, disponibilidades de materiais, afim de que essa proposta seja real e justa e se efetive, com a ideia de que a escola tenha uma visão mais voltada para essas diferenças, levando em consideração a adequação e o processo de aprendizagem, para atender cada um .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com