TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO FISICA

Por:   •  17/10/2019  •  Ensaio  •  1.805 Palavras (8 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade de Franca - Unifran

Ed. Física na Ed. Infantil

Introdução aos estudos sobre psicomotricidade e educação

O que é psicomotricidade? Definição:

É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação biológica e cognitiva, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.

        Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito, cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização (características próprias de cada um). O corpo interpreta e traduz as palavras para transmitir e reproduzir os nossos desejos ao meio externo.

O desenvolvimento da criança é de fundamental importância para a psicomotricidade. É preciso que ela possa integrar e compreender cada um de seus progressos antes de adquirir um novo conhecimento e, a relação com o corpo neste processo é fundamental.

Sob esta perspectiva, vários pontos importantes são considerados quando relacionamos à psicomotricidade à educação / escola / aluno. Compreender a importância de se oportunizar vivências e experiências motoras adequadas e em quantidade significativas pra os alunos em idade escolar é necessário para a aquisição de outros conhecimentos mais complexos, como por exemplo a alfabetização. O corpo precisa movimentar-se...

Para melhor compreender estes conceitos, vamos analisar o desenvolvimento de uma criança desde o nascimento. Vamos refletir juntos:

- Como nascemos?

- Que conhecimentos temos ao nascer?

- O que nos faz sobreviver naturalmente?

Diferente de outros seres vivos, principalmente os mamíferos, o ser humano é totalmente dependente de proteção e orientação de outro mais experiente, do nascimento até por volta dos 5, 6 anos de idade, quando passa a apresentar um pouco mais de autonomia.

Seguem alguns aspectos importantes que devem ser considerados:

- Reflexo de marcha automática: Quando o bebê é colocado em decúbito dorsal (de barriga para cima), a forma como movimenta livremente os braços e as pernas de forma alternada.

- Reflexo de sucção: Quando se toca suavemente na boca do bebê, ele abre a boca e começa a sugar ou a chupar.

 - Reflexo de preensão palmar: Se um adulto coloca um dedo na palma da mão do bebê, ele aperta-o de imediato e com força.

- Reflexo de Moro: O recém-nascido descansa sobre os braços do adulto e, de repente, o adulto inclina os braços uns 30.º, pelo que o bebé tem a sensação de que vai cair. Este produz-se como reação ao susto:  primeiro abre os braços para os lados (talvez para que os pais o vejam e  buscando sustentação); depois volta a juntá-los e, em  seguida, fecha as mãos tentando se agarrar.

 - Reflexo de Gallant: O bebê está deitado de barriga para baixo. Passamos-lhe os dedos pelos rins, paralelamente à coluna vertebral. Se se faz no lado esquerdo, o corpo curva-se ligeiramente para a esquerda, enquanto se o fizermos do lado direito alonga-se para a direita.

- Reflexo de tonicidade axial: O bebê está deitado de barriga para cima. Se roda a cabeça para a esquerda, estica a perna e o braço esquerdos e flete o braço direito (como se fosse um jogador de esgrima). Porquê? Nesta idade, a cabeça determina a postura do corpo e das suas extremidades. É uma reação muito primitiva, que os bebês têm em comum com os animais.

Portanto, percebemos que aprendizagem humana começa pelo movimento e pelo uso do corpo e não da mente, da racionalização da ação. Somos seres humanos mas ainda, instintivos e primitivos com relação aos reflexos primátios.

A educação psicomotora é base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança. O desenvolvimento evolui do geral para o específico (do mais simples para o mais complexo); quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem, normalmente o fundo do problema, está no nível das bases do desenvolvimento psicomotor.

A aprendizagem precisa de pré-requisitos!

Áreas Psicomotoras:

Comunicação e expressão

A linguagem é função de expressão e comunicação do pensamento e função de socialização. Permite ao indivíduo trocar experiências e atuar - verbal e gestualmente - no mundo. Por ser a linguagem verbal intimamente dependente da articulação e da respiração, incluem-se nesta área          os exercícios fono-articulatórios e respiratórios.

Percepção

Percepção é a capacidade de reconhecer e compreender estímulos recebidos.         A percepção está ligada à atenção, à consciência e a memória.        Os estímulos que chegam até nós, provocam uma sensação que possibilita a percepção e a discriminação. Primeiramente sentimos, através dos sentidos: tato, visão, audição, olfato e degustação. Em seguida, realizamos uma mediação entre o sentir e o pensar... E, por fim, discriminamos e ou reconhecemos as diferenças e semelhanças entre estímulos e percepções. A discriminação é que nos permite saber, por exemplo, o que é verde e o que é azul, e a diferença entre o número 1 e o número 7. As atividades propostas para esta área devem auxiliar o desenvolvimento da percepção e da discriminação.

Coordenação

A coordenação motora é mais ou menos instintiva e ligada ao desenvolvimento físico. Entendida como a união harmoniosa de movimentos, a coordenação supõe integridade e maturação do sistema nervoso.  Subdividiremos a coordenação motora em coordenação dinâmica global ou geral, viso-manual ou fina e visual.

A coordenação dinâmica global envolve movimentos amplos com todo o corpo (cabeça, ombros, braços, pernas, pés, tornozelos, quadris etc.) e desse modo 'coloca grupos musculares diferentes em ação simultânea, com vistas à execução de movimentos voluntários mais ou menos complexos".

Os materiais que colaboram para as experiências motoras podem incluir: Túneis para as crianças percorrerem; Caixas de madeira; Móbiles; Materiais que rolem e onde as crianças possam entrar; Instrumentos musicais ou geradores de som (bandinhas de diversos objetos etc.); Cordas; Bancos, sacos de diversos tamanhos, pneus, tijolos; Espelhos, bastões, varinhas; Papéis de todos os formatos; Giz, lápis, canetas hidrográficas (de diversos tamanhos); Elásticos e outros.

A coordenação viso-manual engloba movimentos dos pequenos músculos em harmonia, na execução de atividades utilizando dedos, mãos e pulsos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com