TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte de Argumentar

Por:   •  6/6/2019  •  Resenha  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

ABREU, Antônio Suárez. Arte de argumentar: Gerenciando Razão e Emoção – Argumentar. Convencer e Persuadir. 11. Ed. Cotia / São Paulo: Ateliê Editorial, 2006.

Antonio Suárez Abreu, possui graduação em Letras Neolatinas pela Pontifica Universidade Católica de Campinas (1967), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo em (1974). Fez concurso de Livre-Docência na Universidade de São Paulo (1988) e Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2008).

O objetivo do autor no capítulo dessa presente obra é proporcionar ao leitor uma distinção entre a arte de convencer e persuadir. Convencer é saber gerenciar informações, que etimologicamente significa vencer junto com o outro. Persuadir é saber gerenciar a relação, é falar à emoção do outro. Argumentar é, pois, em última análise, a arte de, gerenciando informação, convencer o outro de alguma coisa no plano das ideias e de, gerenciando relação, persuadi-lo, no plano das emoções, a fazer alguma coisa que nós desejamos que ele faça.

Suárez inicia o próximo capítulo falando sobre a Grécia antiga, da importância da valorização retórica do discurso. A retórica por sua vez utiliza-se de variados pontos de vista ou paradigmas, aplicado sobre os objetivos de estudo.

Em seguida o autor trás o senso comum, o paradoxo e maravilhamento. O senso comum trata-se de um discurso que permeia todas as classes sociais, formando a chamada opinião pública. Paradoxo são opiniões contrarias ao senso comum, uma das técnicas do paradoxo era criar discursos a partir de um antimodelo, ou seja, escolhia-se algum tema sobre o qual já houvesse uma opinião formada pelo senso comum e escrevia-se um texto contrariando essa opinião levando, dessa maneira, seus ouvintes ou leitores a experimentarem aquilo que chamavam maravilhamento, a capacidade de voltar a se surpreender com aquele habito vai se tornando comum.

Atualmente a retórica foi amplamente reabilitada, beneficiou-se pelos estudos de outras ciências que surgiram a partir da segunda metade do século XX. A retórica clássica se baseava, portanto, na diversidade de pontos de vista, no verossímil, e não verdades absolutas.

O autor trás em seguida as condições da argumentação, sendo ela uma tese definida abordando que tipo de problema ela responde, “a linguagem comum” com auditório e por fim um contato positivo com auditório, com o outro pois somos os únicos responsáveis pela clareza de tudo aquilo que dissermos, pois as vezes a maneira com que a pessoa usa sua voz nos da muito mais informações sobre ela do que o sentido lógico daquilo que ela diz.

O auditório é um conjunto de pessoas que queremos convencer e persuadir. Seu tamanho vária muito podendo ser pequeno ou grande. É preciso não confundir interlocutor com auditório; interlocutor é aquele que dialoga e o auditório é aquele que escuta.

Auditório universal é um conjunto de pessoas sobre cujas variáveis não temos controle. Auditório particular é um conjunto de pessoas cujas variáveis controlamos.

As informações trazidas nesse capítulo do livro são bem fáceis de ser compreendido, uma vez que são feitas interessantes diferenciações entre persuadir e convencer.

Por sua vez esse capitulo define que devemos sempre ter bons argumentos em nossos relacionamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com