TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Complemetar

Por:   •  9/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Este resumo trata sobre a participação na extensão comunitária, que ocorreu no dia 19 de outubro de 2019, promovida pela Universidade Paulista – UNIP, com os temas “Conscientização para respeito e igualdade à diversidade” e “Água o futuro do planeta, vamos preservar”. O objetivo destes foi conscientizar as pessoas sobre diversidade nas organizações e cyber bullying, assim como a importância da água para o planeta e a humanidade.

Neste evento havia muitos estandes com assuntos diversos, dos quais fiz parte de um que tinha por objetivo informar sobre a importância da água e seus benefícios, assim como a verificação de IMC (índice de massa corporal).

A água é o principal componente dos seres vivos e o corpo humano é formado por cerca de 70% de água, esta substância está presente em líquidos orgânicos como o sangue e sem ela o organismo só funciona por alguns dias, pois a perda corporal de 10% provoca danos gravíssimos e a perda de 20% pode levar a óbito.

Existe funções importantes que a água exerce no organismo humano como: preservação das funções fisiológicas, transporte de oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo, regulação de temperatura corporal principalmente no processo de transpiração, eliminação de resíduos como através do sistema urinário pois a água ajuda a prevenir os cálculos renais (quanto maior a fluidez do líquido filtrado pelos rins, menor a probabilidade de a urina concentrar partículas sólidas que, agrupadas, dão origem às pedrinhas), proteção de algumas estruturas do corpo como o sistema nervoso central través do liquor (um fluido corporal estéril e de aspecto muito semelhante à água (límpido e incolor) que ocupa o espaço entre o crânio e o tecido cerebral, mais especificamente entre as meninges, denominado espaço subaracnoide). Nas articulações sinoviais está presente para evitar o atrito entre os ossos, etc...

Considerado como um solvente a água tem a propriedade de dissolver várias substâncias, sendo considerada solvente universal, pois a manutenção da vida depende de várias transformações que ocorrem no corpo, que só são possíveis se estas substâncias que compõe o organismo estiverem dissolvidas na água.

Todos os órgãos humanos são constituídos por água como por exemplo: a pele tem 80 %, os pulmões têm 70%, fígado tem 70%, encéfalo tem 75%, rins tem 60%, músculos tem 83%, ossos tem 25% e o sangue 80%.

Realizamos medições de peso e altura para verificar o IMC (índice de massa corporal) (parâmetro adotado pela organização mundial de saúde (OMS)) dos visitantes para calcular o peso ideal de cada pessoa, utilizamos uma tabela que orientava sobre a situação das pessoas analisadas com as seguintes interpretações dos índices conforme tabela a baixo:

 Muito abaixo do peso (abaixo de 17);

 Baixo peso (entre 17 e 18,49);

 Peso normal (entre 18,5 e 24,99);

 Acima do peso (entre 25 e 29,99);

 Obesidade I (entre 30 e 34,99);

 Obesidade II severa (entre 35 e 39,99);

 obesidade III mórbida (acima de 40).

Tivemos também a presença de duas nutricionistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com