TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Mapa Capoeira

Por:   •  21/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem

Acadêmico: Emili Maraísa Jaroczinski

R.A. 232084655

Curso: Bacharelado em Educação Física

Disciplina: Capoeira

Valor da atividade: 3,0

Prazo: 18/08/2023

Instruções para Realização da Atividade

  1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
  2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
  3. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
  4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
  5. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
  6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
  7. Critérios de avaliação: Utilização do template; Atendimento a Proposta; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
  8. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.

Bons estudos!

A capoeira para o público infantil é uma excelente ferramenta para desenvolver o aspecto psicomotor, cognitivo e social. Diante disso, a sessão de treinamento deve ter uma característica lúdica, onde a criança possa desenvolver as técnicas de acordo com sua fase do desenvolvimento motor, estimule a imaginação e interaja com os demais colegas. Para isso, uma sessão é composta basicamente por três etapas, sendo eles, parte inicial, desenvolvimento e parte final. Na parte inicial, contém ações como saudação, juramento, apresentação dos objetivos, alongamento e aquecimento. No desenvolvimento, contempla atividades como treinamento das técnicas, defesa, ataque, contra-ataque e roda de capoeira e na parte final, pode haver um relaxamento, recados e feedback do aproveitamento da aula. Como se trata de crianças, a introdução de brincadeiras que estimule o objetivo principal da sessão é fundamental.

Nessa atividade MAPA você deverá:

Elaborar uma sessão de treinamento para crianças de 11 a 14 anos, todos iniciantes na capoeira, com o propósito de melhorar o desenvolvimento motor, desenvolver o aspecto cognitivo, social e aprender a movimentação básica. Para isso, você deverá escolher DOIS dos movimentos apresentados: Meia Lua de Frente, Queixada, Armada, Meia Lua de Compasso, Martelo, Chapa, Benção, Ponteira. Lembre-se: a sua sessão de treino deve ser baseada nos movimentos escolhidos.

Sessão de treino - 1

DADOS DA TURMA: Treino para crianças de 11 a 14 anos, todas iniciantes na capoeira.

Local: Clube

Horário: 16h

Quantidade de participantes: 8

OBJETIVO GERAL DA AULA

Melhorar o desenvolvimento motor.

Exercitar a força explosiva, flexibilidade e resistência cardiorrespiratória.

Treinar os movimentos ofensivos e defensivos.

Movimento a ser trabalhado (selecione dois).

(   ) Meia Lua de Frente;

( x) Queixada;

( ) Armada;
(x) Meia Lua de Compasso;
(  ) Martelo;
(   ) Chapa;
(   ) Benção;
(   ) Ponteira.

PARTE INICAL DO TREINO 

Fazer uma explicação sobre a capoeira e como é o seu desenvolvimento em roda, e explicar sobre os alongamentos e aquecimentos na capoeira.

Tempo de duração: 10 minutos

Atividades: Para começar, vamos aquecer com corrida em volta da quadra por cinco minutos. Depois, vamos adicionar polichinelos e saltos por cinco minutos.

PARTE PRINCIPAL DA AULA (Apresentar 4 atividades que desenvolvam o objetivo proposto. Lembre-se que cada movimento escolhido deve ter duas atividades apresentadas)

Atividade 1 Atividade 1: Na primeira ação, comecemos com a queixada. Os alunos serão divididos em duplas e colocados um ao lado do outro. Em cada dupla, eles realizaram movimentos baseados em uma das pernas e suspendendo a outra contra o oponente em um giro de dentro para fora, visando principalmente seu queixo e a perna deslocada é esticada, com a parte externa do pé tocando o adversário. A segunda dupla entra quando uma dupla termina o movimento.

Tempo de duração: 10 minutos

Atividade 2: Os alunos irão se agrupar em duplas e gingar um contra o outro. O instrutor comandará um dos alunos a executar o movimento com a perna direita esticada em direção ao queixo do outro, enquanto o outro aluno se esquiva para se defender. Repetirão esses movimentos e intercalarão as pernas direita e esquerda, alternando para atacar e defender.

Tempo de duração: 11 minutos

Atividade 3: Vamos fazer um círculo, com todos batendo palmas e o mestre tocando e andando com o atabaque no meio. Quando o mestre parar de tocar, ele escolherá um aluno para fazer o movimento de meia lua de compasso, agachando a perna da frente e com uma outra perna livre fazendo o movimento de rotação, varrendo na horizontal ou diagonal. O movimento de rotação começa com as duas mãos no chão para manter o equilíbrio e impedir que o adversário atinja. Todos devem fazer isso apenas quando o mestre pedir, então devem ficar muito atentos e ter agilidade ao se movimentar.

Tempo de duração: 11 minutos

Atividade 4: Os alunos vão fazer um círculo e o instrutor permanecerá no meio segurando uma raquete. Um de cada vez, ele fará o movimento de meia lua de compasso para atingir a raquete, enquanto os outros batem palmas e cantam.

Tempo de duração: 45 minutos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com