TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Mapa Gênero Literário

Por:   •  11/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  1.432 Visualizações

Página 1 de 4

Acadêmico: Guilherme Azevedo Moura

R.A.:  1752029-5

Curso: Letras

Disciplina: Literatura Brasileira

Valor da atividade: 1.0

Prazo para postagem: de 10/06 até 05/07 às 23h59 – horário de Brasília.

Orientações Gerais:

  1. O aluno deverá, obrigatoriamente, utilizar este formulário para realizar a atividade;
  2. Esta é uma atividade INDIVIDUAL. Caso identificado plágio de colegas o trabalho de ambos será zerado.

Para uma boa execução da atividade:

- Atente-se às instruções sobre ela apresentadas no vídeo explicativo ou aulas ao vivo.

- Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores mediadores, tanto em aulas ao vivo quanto no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), especificamente por meio do Mural de avisos e Mensagem.

- Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. O formulário no modelo Word e demais orientações para a realização dessa atividade estão na pasta Material da disciplina e Mural de avisos.

*Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor(a) mediador(a).

O gênero literário conto encontra sua origem na tradição oral, no entanto, foi através da forma escrita desse gênero que grandes nomes da literatura universal se consagraram. Na tradição literária brasileira, o conto passa a ter maior relevância no século XX, quando importantes autores, como Clarice Lispector, João Guimarães Rosa, Lygia Fagundes Telles, Rubem Fonseca, Dalton Trevisan, Caio Fernando Abreu, dentre tantos outros, dedicaram-se, também, à escrita desse gênero. De acordo com Soares, “Ao invés de representar o desenvolvimento ou o corte na vida das personagens, visando a abarcar a totalidade, o conto aparece como uma amostragem, como um flagrante ou instantâneo pelo qual vemos registrado literariamente um episódio singular e representativo” (1993, p. 54, adaptado).

SOARES, A. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 1993.

Conforme apontado, o conto apresenta como uma de suas características o fato de este ter sua trama pautada na exploração de um episódio “singular” e “representativo”. Entretanto, é importante frisar que tal episódio, por vezes, não é situado no plano material, sendo corriqueiramente desenvolvido no plano psicológico das personagens ou, ainda, situado em ambos os planos.

De acordo com o estudioso Mikahil Bakhtin, todo texto emerge de um determinado contexto social e histórico, dessa forma, um texto sempre trará marcas que nos darão pistas sobre a concepção de mundo, de realidade, de seu autor, as quais o leitor deve compreender e confrontar com suas próprias crenças para que, a partir desse contato, os sentidos do texto sejam produzidos, logo, os textos literários também compreendem tal problemática.

Partindo dessas informações, analise os contos A terceira Margem do Rio, de João Guimarães Rosa e Amor, de Clarice Lispector (disponíveis na pasta Material da Disciplina) e, em um texto de até duas laudas, disserte acerca das seguintes questões:

a) qual é o episódio singular no qual baseiam-se as tramas dos contos indicados?

b) tais episódios se situam no plano material (mundo tangível), no plano psicológico ou em ambos? Justifique sua resposta com elementos de cada uma das narrativas.

c) há crítica social implicada nos contos lidos? Se não há, qual é a mensagem que a história deixou para você?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (300.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com