TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ATIVIDADE MAPA – JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Por:   •  26/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

MODELO DE MAPA[pic 1]

UNICESUMAR - EAD

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE MAPA – JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

NOME COMPLETO

RA

Orientações para a realização da atividade

- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;

- A atividade deverá ser realizada individualmente;

- Siga todas as orientações contidas neste documento;

- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.

 - Muito importante! Você deverá entregar essa atividade por meio deste MODELO DE MAPA (preencha no computador os campos em destaque).

 - Utilize o livro (PDF) e as aulas conceituais da disciplina como principais fontes de apoio.

 - Cópias parciais ou total serão zeradas.

- Todas as atividades são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta em algum desconto na nota.

Boa atividade!


MAPA DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Na disciplina de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, identificamos que não há um conceito único e definitivo de infância, e que faz parte do direito dessa geração o acesso ao brincar como parte do processo do desenvolvimento pleno do indivíduo. As características do brincar, do brinquedo e do jogo vão se moldando no decorrer da história da humanidade. Nesse contexto, o professor de Educação Física é um dos agentes da sociedade em potencial para garantir o direito ao brincar por meio da promoção de espaços e tempos no ambiente escolar. A partir dessa compreensão, o estudo dos jogos e brincadeiras se faz necessário na nossa formação profissional.

Imagine a seguinte situação: A escola de ensino fundamental em que você atua como professor de Educação Física está organizando uma Gincana para recepcionar as crianças no início do ano letivo. Os professores de Educação Física da escola foram convidados a colaborar na organização e elaboração das atividades dessa gincana. A ideia é realizar um dia de brincadeiras para as crianças.

Diante do exposto, você deverá elaborar para a gincana:

- Proponha cinco intervenções com jogos ou brincadeiras, diferentes das apresentadas no material didático. Cada uma das atividades proposta deve conter: Nome; classificação da atividade; número de participantes por rodada; materiais utilizados; espaço; descrição; forma de pontuação da equipe; referências.

- Cada atividade deve ter uma classificação diferente da outra. Usar como base as classificações apresentadas pelo professor Leão Junior (2013), estudadas nas nossas aulas.

- 1º atividade (Nome; classificação da atividade; número de participantes por rodada; materiais utilizados; espaço; descrição; forma de pontuação da equipe). 

Corrida de sapatos; Jogos e brincadeiras Competitivas; 20 alunos por rodada; apenas os tênis dos participantes; quadra da escola; pontua a equipe que conseguir terminar de colocar seus sapatos primeiro.

- 2º atividade (Nome; classificação da atividade; número de participantes por rodada; materiais utilizados; espaço; descrição; forma de pontuação da equipe). 

Macaco cego; jogos e brincadeiras adaptadas; um representante de cada equipe; pano para vendar os olhos, fita crepe para fazer as linhas ao chão; quadra; O mestre faz um grande retângulo e, nele, desenha várias linhas. Os dois jogadores têm seus olhos vendados e o objetivo é sair do percurso e chegar até o final, sem pisar nas linhas. Como eles estarão vendados, a equipe deverá ajudar. Quem pisar na linha volta para o começo, podendo tirar a venda nesse tempinho. Leva a pontuação quem sair do percurso sem pisar na linha primeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (225.5 Kb)   docx (241.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com