TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividades Educação Infantil

Por:   •  7/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 5

Aula 26

Professor: Tamires e Wilton 07 a 11/08/2023

Disciplina: Educação física

1° Ano

Tema: Brincadeira

Habilidades: Experimentar e fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes  no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho do colegas

Objetivos: vivenciar e conhecer jogos e brincadeiras

Aquecimento: atividade de perseguição (ex: mãe da rua, rela congela, pega pega)

Atividade 1: corre cotia

 (alunos sentado em circulo, o professor escolhe um aluno "a" para fica fora do círculo. O aluno "a" que ficar fora do círculo, ficará de posse da bola. Ao sinal do professor os alunos deverão cantar a música do " corre cotia", e o aluno "a" deve correr em cima do círculo, escolher algum aluno "b" e colocar a bolsa no chão próximo as suas costas. O aluno "b" tenta pegar o aluno "a" antes que ele sente no seus lugar. Se o aluno "b" conseguir pegar aluno "a", o aluno a terra que sentar no meio do círculo. Se não conseguir o aluno "b" reinicia  virando o aluno "a".

Atividade 2: Coelhinho sai da toca. Acima de dez alunos. Dividir a turma em trios e os posicionaremos espalhados pela quadra. No  trio dois alunos terão de dar as mãos no alto ( um de frente para outro) e o terceiro alunos deverão ficar no meio, escolher um  aluno para ficar sozinho no meio da quadra. Professor fala "coelhinho sai da toca", rapidamente os alunos deverão trocar de lugar e o aluno que está no meio deve tentar ocupar o lugar de alguém. O aluno que ficar sem lugar deverá a ficar no meio para próxima rodada.

Obs. Se tiver menos de 8 alunos usar bambolês como toca do coelho.

Material: 1 bola de borracha e bambolês.

 2° ano

Tema: Brincadeiras

Habilidade: planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no conhecimento das características dessas práticas.

Objetivos: vivenciar jogos e brincadeiras

Aquecimento: escolher um aluno para ser o pega, quem ele falar outra virar pega junto com ele. A brincadeira acaba quando todos forem pegos.

Atividade 1: A grande navegação.

Desenhar um retangulo no chão ou aproveitar as marcações do campo do vôlei. O professor posicionará os alunos no centro do retângulo e ficará na ponta dele. O professor então outra explicar que eles estarão em uma navegação cruzando o mar e que ele será o comandante. Os alunos devem imaginar que o barco está balançando para frente e para trás, com as ondas, deles precisam ser mover mas sem sair dele. Quando ele vira seu leme(arco/bambolê) para direita, todos os alunos vão para direita, quando for para esquerda, todos para esquerda; quando falar olha a onda todos pulam; quando falar olha a chuva todos abaixam, o último aluno que abaixar estará fora do barco e terá que correr em volta do barco como se fosse um tubarão assustando os maridos. Vence o último aluno que ficar no barco.

Atividade 2: Dona raposa.

Aproveitando a marcação da atividade anterior, um aluno sexta o dia raposa, e os demais ovelhas. As ovelhas ficarão dentro do retângulo, não podendo sair, e a raposa ficará andando entre elas. As ovelhas deverão perguntar a raposa, é hora de que, Dona raposa? Ela responde: hora de pular, ou hora de dançar, e assim em diante até ela dizer é hora de caçar, neste momento todos os alunos deverão sair correndo rapidamente do retângulo. Quem for pego lá dentro ficará colocado(não pode descolar). Quando todos saírem do retângulo a brincadeira reinicia com outra raposa e quem foi colocado faz 10 polichinelo.

Material: giz e arco/bambolê.

 3° ano

Tema: jogos e esportes de invasão

Habilidades: Experimentar e fruir deveria tipos de jogos e esportes de invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para a e execução, prezando pelo trabalho coletivo e protagonismo.

Objetivos: Invasão, movimentação e arremesso. (Introdução ao handebol)

Aquecimento: Dividir alunos em duas filas (frente uma para outra) sendo que os alunos da mesma fila ficam um do lado do outro, objetivo e passar a bola uns para os outros e correr para o final da fila o mais rápido possível, até chegar ao primeiro da fila novamente por 2 x. Vence a vila que terminar primeiro.

Atividade 1: Acerte a trave.

Duvido a turma em 2 equipes. Cada equipe terá o objetivo de invadir o campo adversário e acerta a bola na trave. O aluno que tiver de posse da bola não poderá correr, somente ficar ou tentar um arremesso. O arremesso sobre a trave só poderá ser feita respeitando a linha de seis metros, especifica do handebol (área do goleiro). As equipes irão jogar sem goleiro, e cada bola acertada na trave soma um ponto. Vence o jogo quem marca mais pontos.

Material: 2 bolas de borracha e 2 bolas de handebol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com