TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Educação Infantil Unicsul

Por:   •  19/9/2022  •  Dissertação  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 5

UNIDADE II - Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas às ações de cuidados e educação?

Introdução

Sabedores de que a Educação Infantil é o início de toda a aprendizagem, fundamentada no processo educacional, isso nos leva a verificar que no momento em que a criança ingressa na creche ou na pré-escola, vai ter grande importância no que diz respeito a esse primeiro contato no âmbito social, ou seja, esse momento de socialização tem muitos significados no processo de aprendizagem e não como era anteriormente, em que as creches e pré escola eram vistas como depósitos de acolhimento para aquelas famílias que não tinham onde deixar seus pequenos e dessa forma, tinham cunho somente assistencialista e sem sentido para de fato a aprendizagem como é atualmente.

Será correto afirmar que necessitamos estar atentos em tudo que diz respeito às crianças, como exemplo o que possa atrair os pequenos como os jogos, brincadeiras, filmes, histórias atraentes para eles, para que com isso possamos de fato realizar um trabalho pautado na socialização e aprendizagem.

Levando em conta que a rotina nesse momento é uma ferramenta de grande importância, para que sejam alcançados os objetivos que almejamos e com isso nos ajuda no cumprimento das vivências diárias, no desenvolvimento, na autonomia, fazendo com que essa criança se torne um sujeito curioso, afetuoso, amigável e crie sua identidade.

No momento de acolhimento das crianças, essas já vem com seus conhecimentos e experiências trazidas consigo de sua família e com isso vai de cada um aproveitar e agregar tais conhecimentos a sua proposta pedagógica, pensando em ampliar cada vez mais as experiências, conhecimentos e habilidades das crianças.

Desenvolvimento

Em se tratando dos últimos anos, vem se fortalecendo, principalmente na educação infantil, onde tudo se inicia, a teoria que liga o educar e o cuidar e dessa forma compreendendo o cuidado como algo inseparável no processo de aprendizagem. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos e trazidos pelas crianças de seu ambiente familiar e no contexto social em que vivem, devem agregar em sua proposta pedagógica, com o objetivo de contribuir para se ampliar um mundo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças, possibilitando e ampliando novas aprendizagens.

Segundo Kramer (2006), sabemos que o objetivo da educação infantil, conforme os direitos das crianças, é o de desenvolvê-las integralmente, no sentido de integrar os cuidados básicos que se exige nesta fase da vida à educação não letrada.

A prática da rotina deverá ser de forma prazerosa e baseada na faixa etária de idade da criança, com atividades que envolvam suas capacidades e habilidades, possibilitando que essa rotina pedagógica, possa estar interligada nas atividades lúdicas e nos devidos cuidados com as crianças e tornando o ambiente agradável.

Para Hoffmann (2001), a organização e planejamento das atividades diárias proporcionam ao professor a reflexão de suas ações e metodologias, analisando os resultados de seu projeto.

As atividades cotidianas terão papel fundamental na educação infantil, como exemplo, no momento do acolhimento das crianças, com uma rotina que contenha a roda de conversa, para poder saber um pouco mais como está essa criança, hora das refeições, o momento das vivências elaboradas pelo educador, hora da higienização, da brincadeira e entre outros momentos e com isso, fazendo com que elas tenham noção onde estão.

Dessa forma, o objetivo da educação infantil, de acordo com os direitos das crianças, será possibilitá-las de se adaptar aos cuidados essenciais que se tem nesse momento e com estímulo psicomotor, cognitivo, baseados em vivências que sejam lúdicas e variadas e com isso levando a se tornarem realmente indivíduos autônomos.

Considerações Finais

A prática da rotina deve ser de forma prazerosa e baseada na idade da criança, ou seja, atividades que envolvam a capacidade e habilidades das crianças. A rotina pedagógica, pode-se integrar nas atividades lúdicas e de cuidados com as crianças, sendo que ambas têm que agir de forma que a criança sinta- se bem no ambiente escolar.

Acredita-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com