TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caderno De Atividade Pronto De Literatura Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Caderno De Atividade Pronto De Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  4.312 Palavras (18 Páginas)  •  1.517 Visualizações

Página 1 de 18

Tema 1

A Literatura Infantil e suas Contribuições para a Formação do Leitor Crítico

Questão 1

A tarefa essencial que a literatura infantil cumpre é:

a) Servir para distrair as crianças.

b) Servir como mecanismo de manipulação das crianças de maneira espontânea.

c) Servir como agente de formação, seja no es¬pontâneo convívio leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto estimulado pela escola.

d) Servir apenas como um passatempo pela esco¬la.

e) Servir para alegrar as crianças com figuras e desenhos coloridos de maneira espontânea.

Reposta : Questão 1: C - A alternativa C é a correta, pois identifica-se que uma das funções da literatura infantil é servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto estimulado pela escola.

Questão 2

Para o ensino da literatura infantil, a escola tem um espaço privilegiado por que:

a) É o espaço que o leitor pode encontrar para que sejam lançadas as bases para a forma¬ção do indivíduo.

b) É o local que permite estudos literários.

c) É o espaço que o leitor pode utilizar os livros de maneira livre.

d) É o lugar que o leitor encontra para repro¬duzir as ideologias presentes na sociedade atual.

e) É o local que possibilita o emprego de lições e atividades relacionadas ao livro lido pela criança.

Resposta: Questão 2: A - A alternativa A é a correta uma vez que Coelho (2010) enfatiza que a escola é hoje um espaço privilegiado onde deverá ser lançadas as bases para a formação do indivíduo.

Questão 3

A autora Coelho (2010) afirma: “Para que o conví¬vio do leitor com a literatura resulte efetivo, nessa aventura espiritual que é a leitura, muitos são os fatores em jogo. Entre os mais importantes está a necessária adequação dos textos às diver¬sas etapas do desenvolvimento infantil/juvenil” (p.32). Em relação à escolha do livro adequado a cada categoria de leitor, pode-se afirmar que:

I. O pré-leitor é a categoria inicial e que possui duas fases: a primeira infância (dos 15/17 me¬ses aos 3 anos) e a segunda infância (a par¬tir dos 2/3 anos) devem ser inseridos livros em seus brinquedos e a presença do adulto é fundamental para a orientação com o livro.

II. O leitor fluente, categoria da segunda infância, é considerado a fase de total domínio da leitu¬ra e da escrita, podendo ir mais fundo no texto demonstrando uma visão critica das leituras.

III. O leitor iniciante (a partir dos 6/7 anos) é a fase da aprendizagem da leitura, por isso a ima¬gem ainda deve predominar nos textos e os personagens podem ser reais ou simbólicos.

IV. O leitor crítico é considerado a fase em que a criança já domina com facilidade mecanis¬mos da leitura, mas ainda é preciso a pre¬sença de imagens em diálogo com o texto.

A alternativa correta é:

a) I, II e III estão corretas.

b) II e III estão corretas.

c) I, III e IV estão corretas.

d) I e III estão corretas.

e) Todas as alternativas estão corretas.

Questão 3: D - A alternativa D é a correta porque o item II não é verdadeiro, ou seja, a categoria definida nesse item é do leitor crítico e não do leitor fluente. As características da categoria do leitor fluente são: fase de consolidação do mecanismo da leitura e da compreensão do mundo expresso no livro. A leitura é apoiada na reflexão e a capacidade de concentração aumenta. Ainda se encontra no item IV a descrição da categoria do leitor crítico errado. Nessa etapa realmente é considerado a fase em que a criança já domina com facilidade mecanismos da leitura, assim não é preciso a presença de imagens em diálogo com o texto.

Questão 4

Segundo Coelho (2010), “(...) se analisarmos as grandes obras que através dos tempos se impu¬seram como “literatura infantil”, você verá que per¬

tencem simultaneamente a essas duas áreas dis¬tintas (embora limítrofes e, a as mais das vezes, interdependentes): a ________e a ___________”.

A alternativa que melhor completa as lacunas é:

a) Arte e pedagogia.

b) Arte e criação.

c) Diversão e criação.

d) Criação e pedagogia.

e) Informação e pedagogia.

Questão 4: A - A alternativa que melhor completa as lacunas é A, pois a arte e pedagogia pois são duas ciências que coexistem com a literatura infantil.

Questão 5

“(...) o ato de ler (ou de ouvir), pelo qual se completa o fenômeno literário, se transfor¬ma em um ato de aprendizagem”. (COE¬LHO, 2012, p. 31).

Com base em suas leituras e no livro-texto, expli¬que porque, segundo a autora, o ato de ler pode ser considerado como aprendizagem?

Resosta: Questão 5: Considerando a infância um período de aprendizagem intensa, toda mensagem que ela recebe nesse período tem necessariamente um viés pedagógico, um ato de aprendizagem constante, portanto o ato de ler em si de qualquer maneira torna-se aprendizagem.

Questão 6

“A literatura é uma linguagem específica que, como toda linguagem, expressa uma determina¬da experiência humana e, dificilmente, poderá ser definida com exatidão. Cada época compre¬endeu e produziu literatura a seu modo. Conhe¬cer esse “modo” é, sem dúvida, conhecer a sin¬gularidade de cada momento da longa marcha da humanidade em sua constante evolução”. (COELHO, 2012, p. 27).

A partir da citação, elabore um texto com até 20 li¬nhas, sobre como na atualidade a literatura infantil é compreendida e produzida.

Resposta: Questão 6: É uma conquista recente a valorização da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com