TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aula Pratica de Atletismo

Por:   •  7/9/2019  •  Resenha  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

UNOPAR Educação Física

Disciplina: Metodologia de Ensino do Atletismo

Aula Prática: 01

Aluno: Nivaldo Alves dos Santos

Curso: Educação Física Licenciatura

Semestre: 4° e 5° flex Data: 15/05/17

Objetivos:

Realizar atividades da pratica do atletismo com ênfase na habilidade de correr dentro do contexto escolar.

Materiais Utilizados:

Quadra poliesportiva, cones e bambolês.

Desenvolvimento da Aula:

Alongamentos

Aquecimento com exercícios coordenativos de pernas e braços:

Com os alunos em linha na extremidade da marcação de vôlei, começam correndo no trote levantando os joelhos à frente em um ângulo de 90° ate o meio da quadra e voltar dando um total de 5 voltas. Em seguida realizam o mesmo percurso, mas dessa vez caminhando e coordenando o movimento de mãos e pernas (perna esquerda à frente mão direita à frente também) e vice versa. Pra finalizar realizam a corrida trotada coordenando mãos e pernas nas quatro primeiras voltas em uma velocidade moderada e na ultima volta em velocidade acelerada.

Atividade consiste em ensinar aos alunos a coordenação motora entre os braços e pernas em uma corrida na pratica do atletismo.

Aquecimento pique corrente (pega – pega corrente):

Dentro do espaço da área de vôlei, a turma se espalha e um aluno será o pego, este terá a tarefa de pegar todos os demais e cada um que ele for pegando no decorrer da atividade passam a ser pegadores junto com e pego, mas de mãos dadas e a corrente vai aumentando de acordo com que cada aluno é tocado. Vence o ultimo aluno que sobrar.

Atividade 1: jogo dos números (velocidade de reação):

Com os alunos em circulo, o professor para iniciar a atividade bate palmas 2 vezes, levanta a mão mostrando um numero aleatório e o numero que ele mostrar, os alunos têm formarem grupos na mesma quantidade pedida pelo professor, quem sobrar esta fora ate sobrar apenas um. Essa atividade consiste em analisar a velocidade de reação de cada aluno no comando dos números.

Atividade 2: posição de largada

Os alunos irão realizar o próximo exercício sendo que em fila, um ficara sentado com uma perna esticada e a outra semi dobrada e outro aluno ficara agachado na posição inicial de uma corrida com um pé encostado em cada pé do companheiro sentado e ao primeiro sinal do professor levantam o quadril e no segundo comando saem correndo até o final da quadra e retornam para o final da fila e quem estava sentado vai pra posição de corredor e o seguinte senta para fazer a posição das pernas e assim vai ate que todos tenham realizado a tarefa. Essa atividade consiste em ensinar a posição inicial de uma corrida no atletismo.

Atividade 3: Corrida no bambolê.

Em duas filas a turma é divida e à frente, o professor monta um circuito com bambolês e pede para cada grupo que corram na posição de atleta, ou seja, mãos em coordenação com os pés e se no primeiro bambolê o aluno pisou com o pé direito, no segundo terá que pisar com o pé esquerdo e alternando assim até completar o circuito de ida e volta. A atividade é finalizada assim que cada aluno der 3 voltas no circuito.

Atividade 4: Corrida de obstáculos.

Dando seguimento a atividade anterior, além dos bambolês o professor acrescentou cones e o exercício se intensificou um pouco mais pois alem de pisar com os pés alternados dentro dos bambolês, terão que dar um salto sobre os cones na ida e na volta. Atividade será concluída ate que todos tenham realizado a mesma. Lembrando que a corrida continua sendo na postura de um atleta corredor.

Atividade 5: Competição de revezamento

Com a turma dividida em dois grupos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com