TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biomecânica na Educação Fisíca

Por:   •  2/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A biomecânica é uma ciência que direciona seus estudos para a análise do movimento humano, envolvendo em si todos os aspectos necessários para obter resultados precisos e de confiança, o movimento humano apresenta estruturas que vai desde a biológica, até as estruturas externas que são as observáveis, a biomecânica é uma ciência que busca explicar a complexidade do movimento humano, e para isso segue seu caminho se unindo a outras estruturas, que também irão auxiliar para melhor explicar seu universo, muitos são os instrumentos usados para analisar o movimento, a tecnologia tem se mostrado cada vez mais presente para auxiliar nessa ciência (AMADIO E SERRÃO 2007).

1 OBJETIVOS

O principal objetivo deste estudo, foi mostrar como a biomecânica pode se mostrar extremamente importante no mundo dos esportes e na vida de cada ser humano no seu dia a dia. Podemos destacar a importância da biomecânica como uma ciência que examina o corpo humano e seus movimentos, tendo como fundamento as leis, princípios e métodos mecânicos e conhecimentos anatômicos e fisiológicos Ou ainda podemos definir a biomecânica como o estudo da estrutura e da função dos sistemas biológicos utilizando os métodos da mecânica, alguns profissionais enxergam a biomecânica como algo extremamente difícil e em alguns pontos inútil dada a sua complexidade, este estudo mostra sua fundamental importância para melhor entender o mundo esportivo e o cotidiano (AMADIO E SERRÃO 2007).

2 MÉTODOLOGIA

Os autores para a criação deste artigo, usaram uma grande variedade de material bibliográfico, ou seja, consultaram uma grande variedade de livros, revistas e reportagens, toda conclusão acerca da biomecânica vem da opinião de vários profissionais da área (AMADIO E SERRÃO 2007).

3 CONTEXTUALIZAÇÃO DA BIOMECÂNICA PARA A INVESTIGAÇÃO DO MOVIMENTO: FUNDAMENTOS, MÉTODOS E APLICAÇÕES PARA ANÁLISE ESPORTIVA

Biomecânica é uma disciplina que estuda o movimento humano, em suas estruturas básicas, relacionadas às atividades esportivas e atividades cotidianas, sendo assim se ocupa de análises físicas de movimentos do corpo humano. A biomecânica é vista como uma ciência em que o objetivo é estudar o movimento, vemos que essa ciência possui dois fatos fundamentais, sendo que a biomecânica apresenta claramente definido seu objeto de estudo, no caso o movimento, definindo assim sua estrutura, seus resultados de investigações são obtidos através do uso de métodos quantitativos. O corpo humano é definido como um complexo sistema de articulações em equilíbrio estático ou dinâmico, onde o movimento é causado por forças internas, provocando deslocamentos em várias direções, e também por forças externas ao corpo. A biologia do corpo nos dá a produção de força através da contração muscular, que transforma o corpo num sistema independente, desta maneira definimos que esse estudo, que descreve, analisa, e modela os sistemas biológicos é a biomecânica. Assim a biomecânica do movimento, busca explicar como as formas de movimento dos corpos acontecem na natureza, a partir de indicadores cinemáticos, que os analisa de forma quantitativa, e dinâmica (AMADIO E SERRÃO 2007).

Através da biomecânica do esporte e de suas áreas de conhecimento podemos analisar as causas relacionados ao movimento esportivo, considerando portanto o movimento como parte principal de estudos, analisando assim suas causas e efeitos produzidos em relação a melhoria do rendimento. No estudo do movimento esportivo, o comportamento do excesso de carga na articulação e os efeitos dos mecanismos motores na aprendizagem são exemplos de temas, que se relacionam com o diagnóstico da técnica esportiva. Portanto podemos dizer ainda que a biomecânica do esporte, que se dedica ao estudo do corpo humano e do movimento esportivo em relação aos princípios mecânicos, inclui os conhecimentos na parte anatômica e fisiológicas do corpo humano (AMADIO E SERRÃO 2007).

Analisando mais amplamente podemos dizer que é tarefa da biomecânica no esporte a função de melhorar as técnicas do próprio movimento com informações mais cientificas, e informações mais precisas, todo processo acontece com a intenção de melhorar o movimento no esporte em si. A biomecânica, pode ser dividida em interna e externa. A biomecânica interna se preocupa com as forças internas, as forças transmitidas pelas estruturas biológicas internas do corpo, sendo como forças musculares, forças nos tendões, ligamentos, ossos e cartilagens articulares. A biomecânica externa verifica de forma quantitativa ou qualitativa referente às mudanças de lugar e posição do corpo humano em movimentos esportivos, com auxílio de medidas descritivas cinemáticas ou dinâmicas, portanto aquelas que referem-se às partes observáveis, partes externas do corpo na estrutura de movimento (AMADIO E SERRÃO 2007).

Através da biomecânica e de suas áreas de conhecimento podemos analisar as causas e efeitos do movimento, além da biomecânica fazem parte desse campo de estudo e de pesquisa outras importantes disciplinas como a antropometria, a neurofisiologia, a fisiologia, a bioquímica, a ortopedia e traumatologia, a psicologia, a física, a matemática, caracterizando portanto a biomecânica uma área interdisciplinar. No domínio da biomecânica podemos citar outras estruturas do estudo do movimento humano (AMADIO E SERRÃO 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com