TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação e Linguagem

Por:   •  6/4/2018  •  Artigo  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina:     Comunicação e Linguagem

Tarefa: Portfólio (ciclo 2)

Nome: Osvaldo Farias Lima

RA: 8033506

Turma:

Parecer do Tutor:

TEXTO A

Muitas das vezes um pequeno erro ortográfico pode prejudicar uma frase e até mesmo um texto inteiro, prejudicando a comunicação desejada, isso influencia muito na imagem de quem esta por traz do texto, como por exemplo, deste um currículo mal produzido até mesmo uma mensagem de texto enviada, tudo isso influência na imagem de quem esta escrevendo. Devido a escassez de oportunidades de emprego no mercado de trabalho, se torna cada vez mais competitivo a busca por essas oportunidades, devido a esse dado, profissionais cada vez mais capacitados e com domínios sobre a língua portuguesa, comunicação verbal escrita se destacam. Especialistas apontam que a evolução da tecnologia e acessibilidade são as principais causas desses problemas, devido às redes sociais, e-mails, chats on-line entre outros exigem uma linguagem abreviada e acessível, ocasionando a fuga principalmente dos jovens dos princípios da norma culta. 

A geração Y (também chamada geração do milênio, geração da internet) são os grupos de pessoas que mais cometem erros de ortografia, segundo Adrian Tsallis, gerente de uma empresa de uma de recrutamento e seleção. Porém não são os únicos a cometerem erros ortográficos, pessoas acima dos 30 anos, em estágio e trainee em torno de 25 a 30% também são eliminados em provas de língua portuguesa. Outro problema é a perda de referência, se você passa a vida toda escrevendo “ok” ao invés de “tudo bem!” cada vez perdemos a capacidade de que a palavra se torna normal e fácil em escrevê-la no dia-a-dia.

Nas grandes empresas não ocorrem apenas problemas gramaticais, ocorrem muitas das vezes também à dificuldade na criação de textos, falta de coesão e até mesmo de interpretação de textos, que são indispensáveis hoje em dia no mercado de trabalho. A treinadora Regina Giannetti, que trabalha com treinamentos de comunicação verbal e escrita em grandes empresas, segundo ela com esses problemas gramaticais e de interpretação podem gerar ruídos dentro de uma empresa com textos confusos como, por exemplo, haver dificuldade de comunicação e até mesmo mal-entendidos. “houve um caso emblemático de um fundo de pensão que emitiu um comunicado aos seus associados sobre mudanças no sistema de aposentadoria. O texto estava tão mal escrito que o call center recebeu, em média, 600 ligações por dia de pessoas querendo esclarecer dúvidas” Diz Regina.

(TEXTO ADAPTADO 04/04/2018)

OSVALDO FARIAS LIMA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (106.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com