TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem E Infancia

Ensaios: Linguagem E Infancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 4

Linguagem e Infância IV

Curso: Pedagogia

Professor:

Nome do aluno:

Data: 17.02.2012

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Em 2006, o jornal Folha de São Paulo publicou um artigo com um título polêmico: MEC discute a volta do “Vovô viu a uva”. Recupere e leia esta questão tratada no texto, disponível na midiateca ou no site <http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u18359.shtml> e, a partir de seus estudos na disciplina, tome uma posição e publique-a na ferramenta Fórum. Depois, leia a posição de seus colegas e comente-as. Faça uma síntese das contribuições e do conteúdo e registre neste instrumento. (3,0 pontos)

2. Você estudou no material didático a relação entre oralidade e escrita no processo de alfabetização. Com base nos estudos que você fez, analise o texto abaixo escrito por Maria, no final de seu primeiro ano escolar. (3,0 pontos)

“Oje eu acordei 6 oras damanhã daieudicumida pros meu gatinho depois eu asisti TV depois eu andei de bisikleta daieudeitiaupraminha mãe depois eu tomeibanho euaumosei daíeu boteiropa paravin praescola e daí cuando acabo a escola eubotootraropa e vobrinká”. (Arquivo pessoal da professora Maria Sirlene Schlickmann, 2006).

A criança durante o processo de alfabetização percorre varias etapas, isso varia conforme a situação social e cultural em que ela está inserida. Através dos Estudos da Sociolinguística foi possível conhecer que a criança em seu processo de alfabetização, escreve conforme ela fala. O professor não pode ignorar que a criança ao chegar na escola, na maioria das vezes , já domina a língua na modalidade oral. Porém, ela traz consigo modelos de oralidade, conforme o contexto social e cultural em que ela está inserida. Assim o docente não pode descartar esse conhecimento de mundo que a criança traz consigo, mas trabalhar sua oralidade, respeitando sua situação social e cultural.

Isso não significa que o docente não deva fazer intervenção na oralidade da criança,mas que essa orientação seja feita com respeito, observando a realidade de cada criança, procurando aprimorar os conhecimentos de seus alunos, levando-os a aprender e transformar seus conhecimentos em senso comum e científicos.

Assim é relevante estimular e trabalhar a oralidade das crianças, através da construção de historias, leituras dramatizadas, fantoches, teatro, onde as crianças são estimuladas a recontarem e escreverem as historias que ouviram da sua maneira.

3. Pesquisar a percepção da escrita de crianças não alfabetizadas. Acompanhe a orientação:

Solicite a uma criança não alfabetizada (entre 4 e 7 anos) que escreva o que você vai lhe ditar. Entregue-lhe uma folha de papel, lápis e borracha. É provável que a criança não queira escrever dizendo que não sabe. Mas, você deve incentivá-la a mostrar como ela acha que se escreve, que não tem problema algum se ela escrever errado. Valorize sua produção sem interferir, pois, lembre-se, esta é uma atividade de pesquisa, não de ensino.

As palavras devem ser ditadas, uma de cada vez, dando o tempo necessário para a criança realizá-la:

ELEFANTE

RAPOSA

ZEBRA

BOI

Depois de ditar estas palavras pergunte se ela tem um animal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com