TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Constituição das teorias pedagógicas da educação física

Por:   •  3/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  1.111 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Educação Física Escolar I

A constituição das teorias pedagógicas da educação física

Valter Bracht

  1. O que foi o paradigma da aptidão física e esportiva?

Foi o paradigma que orientou a prática pedagógica em EF desde a origem e durante a implementação da disciplina no Brasil, e durante a ditadura militar, o mesmo foi revitalizado, que se instalou em 1964. Nessa época, fica evidenciados que a EF tem um papel importante para os militares brasileiros, e estava ligada ao desenvolvimento da aptidão física e ao desenvolvimento do desporto, tendo duas principais funções: aptidão para classe trabalhadora/ militar (nação) e a contribuição para produtividade do pais (Brasil Potência).

  1. Qual foi um dos principais desafios das propostas pedagógicas progressistas da educação física?

Conquistar a legitimidade no campo pedagógico. Os argumentos que legitimavam a EF na escola sob o prisma conservador (aptidão física e esportiva) não se sustentam numa perspectiva progressista de educação e educação física, mas, ao que tudo indica, hoje também não na perspectiva conservadora. Parece que a visão neotecnicista (economicista) de educação, que enfatiza a preparação do cidadão para o mercado de trabalho, dadas as mudanças tecnológicas do processo produtivo, pode prescindir hoje da EF e não lhe reserva nenhum papel relevante o suficiente para justificar o investimento público – a revitalização do discurso da promoção da saúde é uma tentativa de setores conservadores de legitimar a EF na escola, mas tem pouca probabilidade de encontrar eco, haja vista a crescente privatização, e individualização, da saúde promovida pelo Estado mínimo neoliberal.

A constituição histórica da educação física no Brasil e os processos da formação profissional

  • Ideias errôneas a respeito da educação física.
  • O texto foi dividido em 4 tempos históricos diferentes do Brasil: Era Vargas, Pré- ditadura, pós- ditadura e a crise de 1980.
  • No período republicano novas ideias acerca da educação física foram implementadas.
  • A educação passa a ser vista como disciplina para o desenvolvimento social e cultural, não só corporal.
  • A partir de 1857 passou a ser considerar a importância de um profissional que cuidasse das questões corporais, o chamado professor de educação física
  • Depois de 1857 a formação dos educadores físicos se intensificou.
  • Em cada período histórico, a educação física passou por mudanças e desenvolvimentos que marcaram cada época. Em cada período, ela serviu para estimular o significado de cada período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (360.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com