TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contração Muscular

Por:   •  23/9/2019  •  Dissertação  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Contração muscular

Cada fibra muscular esquelética se comporta como uma só unidade e contém miofibrila que são unidades repetidas denominadas sarcômeros. Cada sarcômero é formado por filamentos de proteínas contráteis miosina (Filamento grosso, formado por duas cadeias pesadas – cauda e quatro cadeias leves – duas cabeças) e actina (filamentos finos inserida nos discos Z), tais proteínas são responsáveis pela contração muscular. Destaca-se também a proteína titina que possui como função manter os filamentos actina e miosina em seus lugares.

Os filamentos de actina também são compostos por tropomiosina (proteína filamentosa que cobre cada fenda do filamento de actina, em repouso sua função é bloquear os sítios de ligação com a actina e miosina) e troponina (complexo de três proteínas globulares localizado nos filamentos de tropomiosina).

Para que ocorra a contração muscular é necessário a disponibilidade de ions cálcio e o relaxamento muscular é dependente a ausências desses ions. O fluxo de ions é controlado pelo reticulo sarcoplasmático.

Quando o musculo recebe um estimulo do neurônio motor inicia-se o potencial de ação, que despolarizam o reticulo sarcoplasmático fazendo com que os canais de liberação de cálcio se abram, com a abertura desses canais o cálcio liga-se a troponina, essa ligação faz com que a tropomiosina que impendia o contato da miosina com a actina se afaste expondo os sítios ligação da miosina e actina. Dessa forma a cabeça da miosina liga-se a actina formando as pontes cruzadas dando inicio a liberação de energia (ADP).

O ADP liga-se atrás da cabeça da miosina que tem sua conformação alterada fazendo com que os filamentos se deslizem um sobre os outros. ADP é substituído pelo ATP que se liga a miosina fazendo com que ela libere a actina. Em seguida o ATP é hidrolisado e a cabeça da miosina retorna a sua conformação estendida.  

Se o cálcio retornar ao reticulo sarcoplasmático ocorre o relaxamento muscular, se o cálcio permanecer disponível o ciclo se repete e contração muscular continua.

Sarcômero

Unidade contrátil básica limitada pela linha Z, cada sarcômero possui uma banda A (contém todos filamentos de miosina – porção do meio), zona H (região onde os filamentos de actina e miosina não se sobrepõe no musculo relaxado) e banda M (listra escura dentro da zona H – local onde esta localizada a titina)

Tipos de contração muscular

Contração isotônica: A força de contração muscular é superior a carga (as fibras musculares se encurtam ou se alongam)

Contração isométrica: Carga é maior que a força de contração muscular (não há movimento da articulação, mas há tensão na fibra muscular)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com