TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contração Muscular

Por:   •  11/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 4

Contração muscular

Ao analisar o vídeo requerido, pude verificar a importância do esqueleto humano na constituição do corpo humano. Aquele é constituído por 206 ossos e serve de fixação para os músculos, os quais são divididos em três categorias: esquelético, cardíaco e liso. Primeiramente, analisou-se o esquelético, constituído por mais de 600 músculos responsáveis pelos movimentos voluntários, como tocar um violino ou andar. No centro do tórax, localiza-se o miocárdio (músculo cardíaco), que por meio de uma contração involuntária, é responsável por bombear o sangue que percorre todo o corpo humano. Além disso, o sangue percorre dois diferentes caminhos, um chamado de pequena circulação, na qual penetra na veia cava superior, adentra no átrio direito, passa pela válvula tricúspide chegando ao ventrículo direito, onde é bombeado para o pulmão, por meio da artéria pulmonar. Neste, transforma-se em sangue arterial e novamente entra no coração, por meio das veias pulmonares, caindo no átrio esquerdo. Deste, passa para o ventrículo esquerdo, cuja parede mais espessa é responsável por bombear o sangue para todo o corpo, na chamada grande circulação. Ao chegar às células do corpo, as artérias precisam diminuir seus diâmetros, a fim de que se ramifiquem em capilares sanguíneos, responsáveis pelas trocas de nutrientes e gases entre o sangue e a célula do corpo. A diminuição de diâmetro das artérias somente é possível pela presença do músculo liso que as constitui,  permitindo o aumento ou diminuição do diâmetro e o controle do fluxo sanguíneo que passa por elas. Esse músculo liso também está presente no tubo digestivo, desde o esôfago até o intestino grosso.

        Ao perscrutar as células musculares esqueléticas, vê-se que cada músculo é formado por um conjunto de fibras circundadas por tecido conjuntivo adiposo. Devido às suas dimensões, as células dos músculos esqueléticos são chamadas de fibras musculares, medindo 100 micrômetros de largura, e cujo comprimento, em adultos, pode chegar a 4,00 cm. Por meio da microscopia ótica, pode-se constatar que as fibras são constituídas por inúmeras estrias. Estas, na contração, aproximam-se e no relaxamento, afastam-se. Além disso, com a microscopia eletrônico é possível ver com maior resolução as várias divisões de uma fibra. Ao fazer um corte longitudinal nesta, vê-se que ela é constituída por miofibrilas, com bandas claras, escuras e linhas Z. Ao analisar isoladamente uma miofribila, tem-se o sarcômero, unidade divida em bandas. Na banda A, tem-se a miosina, principal proteína dos filamentos grossos, cuja forma é um bastão delgado com uma saliência globular, local da hidrólise de ATP. Além disso, devido à forma da molécula de miosina, o filamento se divide em polaridades opostas, gerando uma zona lisa no centro do filamento, onde há a proteína M. Na banda I, há filamentos finos que se prendem à linha Z, cuja principal proteína é a actina. Na contração, os filamentos finos deslizam sobre os grossos, ocorrendo a diminuição simultânea das bandas I, A e H. Outro conjunto de proteínas encontrado no sarcômero é o complexo troponina tropomiosina, cuja principal função é a regularização a interação entre os filamentos finos e grossos do sarcômero.

        Como foi elucidado, o ATP se liga à “cabeça” da miosina, onde é hidrolisado. Desse modo, essa molécula de energia se divide em ADP e fosfato inorgânico. Ao contrair o músculo, a miosina se liga à actina, por meio da ação de íon cálcio liberados no sarcoplasma. Além disso, quando a “cabeça” da miosina se liga à actina, há liberação dos produtos oriundos da hidrólise do ATP, para entrar uma nova molécula energética de adenosina trifosfato, fazendo a miosina voltar à posição inicial. Caso não entre essa nova molécula, a miosina fica ligada fortemente à actina, situação chama de rigor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com