TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Corrida das Águas

Por:   •  13/2/2019  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

                Acerca do Kula 

        O trabalho de Bronislaw Kaspar Malinowski (1884-1942), relatado na obra Argonautas do Pacífico Ocidental, tem como objeto uma pesquisa etnográfica relacionada com as populações costeiras das ilhas do sul do Pacífico, das quais se destaca a Nova Guiné.

        Na sua segunda expedição, de maio de 1915 a maio de 1916, Malinowski teve a oportunidade de, então, manter o primeiro contato com o Kula.

        O Kula, segundo Malinowski (1976), é uma forma de troca e tem caráter intertribal bastante amplo, é praticado por comunidades localizadas em um extenso círculo de ilhas, que formam um circuito fechado.

        Tomando-se esse princípio intertribal como uma forma de relacionamento entre povos, pode-se afirmar que seria o Kula o marco antropológico do que na civilização moderna denomina-se de relações internacionais.

        Aprofundando-se ainda mais no texto de Malinowski (1976), nota-se que o Kula é uma instituição enorme e extraordinariamente complexa, não só em extensão geográfica, mas também na multiplicidade de seus objetivos, envolvendo um grande número de tribos e um enorme conjunto de atividades inter-relacionadas e interdependentes de forma a constituir um todo orgânico.

        Deixando-se de lado o aspecto mitológico que reveste o Kula – embora as transações principais que nele se processam sejam públicas, cerimoniais e levadas a efeito sob regras bem definidas – Malinowski procura diferenciá-lo de um comércio primitivo, ou uma troca de objetos sem qualquer cerimônia e regulamentação, para caracterizá-lo como o alicerce de uma grande instituição intertribal associada a um sem-número de outras atividades.

        Malinowski, entretanto, faz questão de salientar que há uma outra atividade intimamente ligada ao Kula, que a denomina de “comércio secundário”. Seria então uma variação do Kula original, destinada à realização de viagens – em canoas construídas especificamente para essas ocasiões, e que caracterizava uma outra importante atividade – a terras longínquas, objetivando retornar das mesmas com recursos naturais desconhecidos em sua terra natal. A fim de presentear os seus parceiros, os nativos levavam em cada viagem uma carga de produtos tidos como altamente desejáveis em terras ultramares, sendo que parte dessa carga era distribuída sob a forma de presentes e a outra, como pagamento aos objetos desejados pelos nativos da terra natal.

        Observa-se assim uma forte ligação entre o Kula, no que se refere ao inter-relacionamento tribal, e o comércio, no que se refere à aproximação dos povos, para o estabelecimento de uma base para o sistema que os povos desenvolvidos denominam de relações internacionais.


BIBLIOGRAFIA

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Ed. Abril Cultural, Coleção Os Pensadores, 1ª. ed., 1976.


UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz

Acerca do Kula

Ilhéus/BA

Out/2008

UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com