TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrida de armas

Seminário: Corrida de armas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Seminário  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

Corrida armamentista: neste jogo entre dois países, a segurança e o poder de cada um depende

tanto de sua decisão de se armar ou não quanto da decisão tomada pelo outro país.

Publicidade: neste jogo entre empresas que vendem produtos similares, o lucro que cada uma

obtém depende tanto de sua própria decisão quanto da decisão da outra empresa de fazer

publicidade.

Recursos comuns: neste jogo entre empresas que extraem petróleo de uma bacia comum, o lucro

que cada uma obtém depende tanto do número de poços que perfura quanto do número de poços

perfurados pela outra empresa. OLIGOPOLIO

A empresa típica de nossa economia é imperfeitamente competitiva. Há dois tipos de mercado imperfeitamente competitivos, um oligopólio que é uma estrutura de mercado em que poucos vendedores oferecem produtos similares ou idênticos (um exemple é o mercado de bolas de tênis), e o outro tipo é a concorrência monopolística é a estrutura de mercado em que muitas empresas vendem produtos similares mas não idênticos (como exemplo temos o mercado de livros de ficção, fimes, cds).

A primeira pergunta a fazer sobre qualquer mercado é quantas empresa existem, se houver apenas uma, o mercado é um monopólio, se houver algumas poucas, o mercado é um oligopólio. Se as empresas forem muitas, é necessário fazer outra pergunta: as empresas vendem produtos idênticos ou diferenciados? Se as muitas empresas vendem produtos diferenciados, o mercado é de concorrência monopolística. Se vendem produtos idênticos, trata-se de concorrência perfeita.

Uma vez que o mercado oligopolistico tem apenas um reduzido numero de vendedores, um aspecto-chave do oligopólio é a tensão entre cooperar e agir como um monopólio- produzir pouco e cobrar um preço superior ao custo marginal. Contudo, como cada empresa esta interessada no seu próprio lucro, há fortes incentivos para que o grupo se afaste de uma situação que permitisse manter os resultados do monopólio.

Concluio é um acordo entre empresas de um mercado quanto a quantidade a serem produzidas ou preço a serem cobrados, Cortel é um grupo de empresas quem agem em uníssono.

O equilíbrio de Nash é uma situação em que atores econômicos interagindo entre si escolhem sua melhor estratégia, dadas as estratégias escolhidas pelos demais atores. Quanto maior o número de empresas de um oligopólio, mais próximos dos níveis competitivos ficam a quantidade e o preço. Quando aumenta o número de empresas de um oligopólio, o produtor pondera dois efeitos: O efeito quantidade: como o preço é superior ao custo marginal, vender mais 1 unidade do produto ao preço em vigor aumentará o lucro. O efeito preço: aumentar a produção aumentará a quantidade vendida total, o que diminuirá o preço da água e o lucro de todos os demais galões vendidos. Se o efeito quantidade for maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com