TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Corrida de Aventura

Por:   •  29/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 3

                Corrida de Aventura

Quedas do Iguaçu,28 de junho de 2017

                                  Corrida de Aventura

Trabalho solicitado pelo professor---------,

Na disciplina de Educação Física como

Requisito parcial do conceito 2017.

                                     Cidade/Estado

                            Junho/2017

A origem da corrida de aventura está ligada com a corrida multi esportiva, que ocorreu na Nova Zelândia, nomeada de Coast to Coast. Sua primeira edição ocorreu em 1980 e foi o primeiro evento multi esportivo realizado junto a natureza. A corrida foi criada durante uma conversa em que os interlocutores descobriram que os americanos estariam criando um novo desafio selvagem para desafiarem a capacidade de resistência humana.

As corridas de aventura são competições que envolvem uma grande diversidade de modalidade de esportes de aventura, muitas vezes realizada em ambiente natural.

A corrida de aventura pode ser determinada como um evento sem paradas obrigatórias, ou seja, o competidor pode continuar até onde sua capacidade conseguir aguentar. O objetivo da competição é conseguir com que uma equipe seja o primeiro a ultrapassar a linha de chegada, passando por vários obstáculos pelo caminho. As equipes muitas vezes são formadas por homens e mulheres em vários casos as provas tem durabilidade de quinze dias.

Não há formato obrigatório entre as modalidades, mas a mais utilizada é aquela com que as equipes formadas de duas até quatro pessoas precisam percorrer uma determinada trajetória marcado por mapas e marcas descritos, que serão fornecidos pelos organizadores do evento.

Ao longo do trajeto são montados postos de controle, onde são locais de passagens obrigatórias dos participantes durante a corrida. Nos postos de controle os participantes registram suas passagens para obter a confirmação se estão no caminho correto e para que os organizadores possam ter um controle da localização dos participantes.

O percurso leva os participantes para lugares desafiadores e totalmente selvagens em contato direto com a natureza onde devem ser corajosos e determinados com um objetivo. Cada equipe deverá estar preparada para os grandes desafios pelo caminho. Devem estar preparados com alimentos, equipamentos e uma ótima estratégia para uma rota no qual ganhara vantagem em relação há outros competidores.

Em alguns dos postos de controle determinados pela organização do evento, as equipes trocam de modalidades, que nesses casos são chamados de área de transição, nesses locais cada equipe terá direito a ter contato com suas equipes de apoio, tendo uma ajuda para reabastecer os mantimentos e trocar equipamentos danificados durante as provas.

As modalidades da corrido de aventura variam de acordo com cada organização.

*Corrida de Orientação

A corrida de orientação é um esporte onde o participante deve percorrer por pontos marcados em um determinado local em um menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e uma bússola. O mapa topográfico é bem detalhado onde o atleta deve passar, tendo todos os detalhes que o participante deve entender como relevo, vegetação, hidrografia e rochas.

* Trekking

A modalidade Trekking é uma modalidade de caminhada onde que podem ser praticadas em trilhas, que passarão em florestas, riachos, cavernas e montanhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com