TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  6/3/2016  •  Monografia  •  14.964 Palavras (60 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 60

[pic 1]

        

GEISIANE DA CRUZ OLIVEIRA

JOELZA ALVES ROCHA

A DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Salvador

2013


GEISIANE DA CRUZ OLIVEIRA

JOELZA ALVES ROCHA

A DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Educação Física/Plataforma Freire Da Universidade do Estado da Bahia, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciada em Educação Física.

Orientador: Ms. Milton Sergio Martins Barreto

 

Salvador

2013


GEISIANE DA CRUZ OLIVEIRA

JOELZA ALVES ROCHA

A DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Educação Física/Plataforma Freire Da Universidade do Estado da Bahia, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciada em Educação Física.

 

Aprovada em,       de                 de 2013

___________________________________

Ms. Milton Sérgio Martins Barreto

(Orientador – UNIME / UNEB)

____________________________________

Ms. Karla Queiroz Contijo

(Examinador – UNIME)

____________________________________

Dr. Cecília Mª de Alencar Menezes

(Examinador – UNIME)

DEDICATÓRIA

A nossa família, pelo apoio e dedicação no decorrer da nossa formação e acima de tudo sempre nos incentivando a buscar novos conhecimentos.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradecemos a Deus, pois sem a vontade do qual nada seria possível e por estarmos realizando um dos nossos sonhos.

Às nossas famílias, que são nosso alicerce na obtenção dos nossos objetivos.

Aos companheiros de Geisiane e Joelza, Ed Pandini e Melquiades respectivamente, por cada minuto de dedicação e paciência durante nosso trajeto de evolução.

Ao professor Milton Sérgio, que como orientador foi um colaborador importante, neste caminho de aprendizagem nos auxiliando com dedicação nas dificuldades encontradas durante a construção do trabalho.

Aos membros da banca examinadora pela disponibilidade de participar e pelas contribuições pessoais acerca da monografia.

Aos filhos de Joelza, Gabriel que sempre me inspirou e a Leonardo meu pequenino que veio ao mundo no inicio desta Graduação, mas um motivo para chegar ao final e poder dizer “Aqui estou, chegou ao fim, e eu consegui”.

Geisiane  agradece à Instituição Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB, pela tolerância com sua ausência no decorrer do curso.

Aos nossos amigos e colegas que de uma forma ou de outra nos ajudaram a conseguir alcanças nos objetivos.

                              “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”.

(FREIRE, 1996, p. 29). 

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo questionar e refletir sobre a dança na escola, enquanto conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental. Hoje, através da ludicidade aparece a dança como ferramenta de trabalho no processo de ensino aprendizagem, tendo em vista que esta no contexto educacional não se resume apenas na aquisição de movimentos e sim desenvolve habilidades que aprimoram sua relação com o mundo, favorecendo a criatividade e autoestima, também nas outras áreas do desenvolvimento educacional, servindo de ferramenta para alcançar tais objetivos, na busca do conhecimento e a formação do ser critico e reflexivo, trazendo a dança como um leque de possibilidades. O presente trabalho faz alusão á fundamentos para subsidiar uma reflexão mais ampla no que diz respeito à importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação do discente no tocante ao seu desenvolvimento durante o ensino fundamental, tendo em vista que os alunos estão em idades onde é possível semear esta arte como objeto para desenvolver possibilidades de trabalho. Trazendo a dança como uma experiência corporal, que permitirá aos alunos novas formas de expressão e comunicação, conduzindo-os à descoberta da sua linguagem corpórea, que contribuirá para o ensino aprendizagem através da criatividade e a liberdade de expressão corporal.

Palavras chaves: Dança; Educação Física; Conteúdo Programático; Ensino Fundamental.

ABSTRACT

This work aims to question and reflect on the school dance, while content of Physical Education in Elementary Education. Today, through the playfulness appear to dance as a tool in the learning process, considering that in the educational context is not just the acquisition of movements but develops skills that enhance their relationship with the world, encouraging creativity and self-esteem, also in other areas of educational development, serving as a tool to achieve these goals, the pursuit of knowledge and the formation of the critical and reflective, bringing the dance as a range of possibilities. This paper makes allusion to foundations to support a broader reflection regarding the importance of dance in school, as an instrument of socialization, for the training of students in relation to their development during elementary school, in order that students are at ages where you can sow this art as an object to develop job opportunities. Bringing dance as a bodily experience that will allow students to new forms of expression and communication, leading them to the discovery of his body language, which will contribute to the teaching and learning through creativity and freedom of bodily expression.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (102.2 Kb)   pdf (554.7 Kb)   docx (131.9 Kb)  
Continuar por mais 59 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com