TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DEBATE DAS IDEIAS: ELEMENTOS PARA UMA EA CRÍTICA

Por:   •  9/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJÁI

EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

ANDREZA CRISTINA DEMÉTRIO

RUAN LUIS DUPILAR

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DEBATE DAS IDEIAS: ELEMENTOS PARA UMA EA CRÍTICA

ITAJAÍ

2018/1

A EA como prática educativa se posiciona entre o campo ambiental e as tradições educativas, as quais vão influir diferentes orientações pedagógicas no âmbito da EA. A proposta da EA com o ambiental e o educativo se da através do mundo social.

Esse novo campo de estudo tem se mostrado altamente sensível as novas demandas e temáticas socioculturais, tornando-as objeto da pesquisa e da prática pedagógica.

A esfera educacional e os acontecimentos socioculturais tem ampliado a sua ligação diante do aumento entre o diálogo com os movimentos sociais. Não apenas com relação ao ambiente, mas também no caso da educação para a paz, a educação de gênero, a educação para os direitos humanos, etc. Essas educações têm em comum tratar de questões emergentes da vida social, utilizando a interdisciplinaridade.

  1. Superando uma visão ingênua de Educação Ambiental

 Nos dias de hoje muito se fala sobre a crise ambiental e que é preciso fazer algo a respeito, porém os diferentes pontos de vista tornam esse fazer difícil de acontecer.

A denominação “Educação Ambiental” tem sido usada como um conjunto de palavras que tem o poder de gerir consenso entre projetos ou programas de ação, e imediatamente fará com que os educadores que fazem de boa vontade ensinar pessoas a serem mais gentis e cuidadosa com a natureza, se unam a esses projetos.

A EA está longe de ser a síntese pacificadora que acabará com os conflitos do mundo social, isso é apenas uma visão inocente de sugerir que o fato da boa intensão de respeitar a natureza, possa ser suficiente para estabelecer uma nova orientação educativa para intervir na crise ecológica.

  1. Elementos para uma Educação Ambiental Crítica

A construção de uma EA crítica implica a explicação de algumas posições teórica-metodológicas, a primeira dela é a respeito à visão da educação como um processo de humanização socialmente situado e a prática educativa, ela é o processo que tenta formar o humano com ser social e historicamente situado e essa prática educacional só faz sentido se pensada como o mundo em que essa pessoa vive o que é diferente da EA que trabalha não somente o indivíduo mais também trabalho o ambiente.  

No Brasil uma das principais referências quanto a educação crítica é Paulo Freire que tem como objetivo formar sujeitos críticos, sócias emancipadas e autores da própria história, já a EA tenta formar o sujeito crítico ecológico capaz de identificar e problematizar as questões socioambientais e agir sobre elas.

  1. Ultrapassando a fronteira entre a educação formal e a não formal

A EA não está somente presente na educação formal mais também está nas práticas sociais e educativas trabalhando com diferentes pessoas de diversas idades. As práticas educacionais não formais são mais conhecidas como EA comunitária e ela tenta identificar problemas e conflitos a determinadas populações.

A EA tem sido um fator muito importante na aproximação entre a educação formal e do não formal. São muitos os trabalhos nessa área passam-se na fronteira do formal e do não formal, são trabalhos que incluem ações envolvendo alunos dentro e fora da escola, podendo propor novos conteúdos escolares ou orientações curriculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com