TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideia de impacto ambiental

Artigo: Ideia de impacto ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Artigo  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LUANA TATSCH DOS SANTOS

IMPACTOS AMBIENTAIS

FLORIANÓPOLIS

2014

Impacto ambiental

A ideia de impacto ambiental é, quase sempre, associada à geração de agressões ao meio ambiente, causadoras de “qualquer consequência direta ou indireta das atividades, produtos e serviços da organização sobre o ambiente” (MOURA, 2000, p. 80 apud BELLEN, 2014, p. 29).

Usiminas

A Usiminas é hoje líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. Sua capacidade de produção é de 9,5 milhões de toneladas de aço por ano.

Impactos ambientais causados pela Usiminas

Na Usiminas, os impactos ambientais mais significativos são os decorrentes das atividades siderúrgicas das usinas de Cubatão e Ipatinga. Esses efeitos possuem gerenciamento específico e o seu acompanhamento proporciona o desenvolvimento de um processo de melhoria contínua, que considera parâmetros e metodologias diferenciadas,em função das legislações específicas dos estados onde as usinas estão estabelecidas.

Os principais impactos ambientais, em potencial do processo siderúrgico na atmosfera são materiais particulados, óxidos de enxofre e de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis. Na água, os eventuais impactos são alterações de pH e de temperatura, a presença de amônia, sólidos suspensos, cianeto, fenol, óleos e graxas e alterações na demanda de oxigênio.Os principais resíduos sólidos são escórias,lamas, borras oleosas, sucatas ferrosas e pós-oriundos do processo siderúrgico.

Em 2008, a Usiminas registrou impactos compatíveis com os padrões legais brasileiros e internacionais. A usina de Cubatão apareceu em 2008 numa lista das indústrias paulistas campeãs em emissão de gás carbônico (CO2), o principal gás de efeito estufa. Consciente de que a geração de CO2 é característica do processo siderúrgico, a Companhia reafirmou seu compromisso com a redução do impacto ambiental de suas atividades. Nos

últimos 10 anos foram investidos US$ 336 milhões em gestão e equipamentos de controle ambiental, aliados à substituição do consumo de óleo combustível por gás natural, que tem um fator de emissão 20% menor,e à substituição de caldeiras por outras de alta eficiência.

Referências

A USIMINAS. Infoinvest. Disponível em: <http://usiminas.infoinvest.com.br/modulos/doc.asp?arquivo=01432080.WAN&doc=ian460.doc&language=ptb>. Acesso em: 09 set. 2014.

A USIMINAS. Mineração Usiminas. Disponível em: < http://usiminas.com/mineracao/sala-de-imprensa/>. Acesso em: 09 set. 2014.

Bellen, H. M. V. Gestão da sustentabilidade. Florianópolis: Departamento de Ciências Contábeis/UFSC, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com