TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA E A INFLUÊNCIA NO ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  22/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.684 Palavras (11 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EDUCAÇÃO FÍSICA

CRISTIANO AMANCIO DA ROCHA

ELTON FLORA JUNIOR

JEAN  MICHEL ALENCAR PAULA

MATHEUS DE FREITAS MARTINS

MARIA GORETE MARQUES CONCEIÇÃO  NUNES

MICHELE FERREIRA LUCAS

A EDUCAÇÃO FÍSICA E A INFLUÊNCIA NO ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 2]

SERRA

2017

CRISTIANO AMANCIO DA ROCHA

ELTON FLORA JUNIOR

JEAN  MICHEL ALENCAR PAULA

MATHEUS DE FREITAS MARTINS

MARIA GORETE MARQUES CONCEIÇÃO  NUNES

MICHELE FERREIRA LUCAS

A EDUCAÇÃO FÍSICA E A INFLUÊNCIA NO ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina  [Educação Física].

Prof.

SERRA

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        1

2. JUSTIFICATIVA........................................................................................................2

3. OBJETIVO GERA....................................................................................................3

3.1 Objetivos Específicos..............................................................................................3 

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

5.  PROPOSTA DE PESQUISA        5

6.  CONCLUSÃO        6

7.REFERÊNCIAS        7

8. ANEXOS (ANÁLISE DE PLÁGIO)...........................................................................8

1. INTRODUÇÃO

Como as diferentes fases do desenvolvimento humano no contexto dos fundamentos do movimento humano influenciam no ensino do atletismo? Ter uma vida pautada em atividades físicas realmente nos faz bem?

O movimento é precioso e está presente em todos os momentos de nossa vida, as mudanças do comportamento motor e os processos que embasam essas mudanças durante o ciclo vital serão nosso foco neste projeto de pesquisa, bem como a importância da atividade física ao longo da vida.

Neste projeto vamos abordar o desenvolvimento motor de crianças, de idosos e de pessoas com transtornos da coordenação e daremos maior ênfase no desenvolvimento motor das crianças, iremos analisar as mudanças e evoluções ao longo da vida a fim de descobrir novos meios de diagnosticar o desenvolvimento infantil e como o ensino do atletismo pode ajudar crianças que possuam dificuldade motora.

Escolhemos abordar sobre o desenvolvimento infantil, pois é na infância que tudo se inicia, em caso de um transtorno motor, o mesmo já é manifestado nas fases iniciais da obtenção de ações motoras, vindo a interferir em todo o processo de desenvolvimento subsequente, isto é, na contínua especialização dessas ações. O quanto antes a atividade física for inserida na vida do ser humano, melhor será o seu desenvolvimento humano.

2. JUSTIFICATIVA

A educação em todo seu processo histórico vem sendo alienada ao modelo de sociedade vigente, sendo uma peça fundamenta para a reprodução do modelo econômico dessa sociedade. Sabe-se que ao longo da historia vivemos em uma sociedade dividida em classes, e a educação em todo esse processo esta construída de forma a atender aos dominantes.

Assim, a Educação Fisica também reproduz esses interesses, contribuindo para conservação desse modelo configurado, alienando os indivíduos, preparando-os tão somente para o mercado de trabalho a fim de reproduzir a lógica capital. A Educação Fisica constitui-se então nas escolas de praticas hegemônicas conservadoras e se não bastasse, constitui-se muitas vezes como uma disciplina menosprezada que não esta legitimada de fato na escola, sendo caracterizada como uma pratica inferior.

A dificuldade de legitimação da Educação Fisica esta inserida desde a historia da educação, e compreender sua historia, permite identificar melhor razoes pela quais há uma desvalorização da disciplina, porque se confunde a função do professor e de que forma a Educação Fisica contribui para a manutenção do modelo de sociedade atual. Para compreender esse processo é preciso primeiramente compreender como se deu a Constituição da Educação Fisica no Brasil. Surgindo então, a necessidade do tema A Educação Física e a Influência no Atletismo no Ensino Fundamental. Tendo como problemática para esse estudo a seguinte pergunta. Qual foi a historia contada sobre a Educação Física no Brasil e sua influencia no Atletismo?

Nessa pesquisa desdobra-se nos seguintes objetivos, apresentar e compreender os diferentes entendimentos epistemológicos sobre a Educação Física e sua influencia no Atletismo.

Selecionamos os autores ao qual estudamos pelas suas contribuições em relação ao tema considerando-os relevantes a esta temática.

A pesquisa bibliográfica é a atividade de localização e consulta de diversas fontes de informação escrita, para coletar dados gerais a respeito de um determinado tema.

A educação é algo que está sempre associada à cultura e às tradições de um povo e a sua época. Ao longo do tempo as preferências da população podem mudar constantemente, isso acontece devido ao desenvolvimento tecnológico e a grande influência que os meios de comunicação exercem sobre os indivíduos.

Segundo Bréscia (2003, p.25), o conhecimento é “uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações”.

O estudo exploratório tem o objetivo de "familiarizar-se com o fenômeno e obter uma nova percepção o seu respeito, descobrindo assim novas idéias em relação ao objeto de estudo". (MATTOS, 2004, p. 15).

 A pesquisa bibliográfica, que, na perspectiva dos estudos de Silva e Schappo (2002), possibilita a composição de um diagnóstico da situação investigada, além de ampliar as informações referentes ao tema estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (194.6 Kb)   docx (62.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com