TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física Especial e Adaptada

Por:   •  8/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PRISCILA FAIOLE DAVID

8167855

Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptadas

Curso Educação Física Bacharel

Primeiro Portfólio

Trabalho      apresentado ao        Claretiano        Centro Universitário para a disciplina_ Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Antonio Eduardo Ribeiro

Batatais

2022

Muito se tem discutido atualmente, a cerca de Inclusão de grupos especiais na educação física, logo é primordial que futuros professores saibam sobre todos os grupos especiais e suas particularidades, uma vez que trabalhos com o ser humano.

Segundo Gorla et.al (1999, p. 22 ) “ a Educação Física utiliza de todos os meios da Educação Física com a finalidade de melhorar e ou normalizar o comportamento.” E através das aulas e conhecimentos adquiridos,  teremos uma base para atender esse grupo de pessoas.

Logo a vídeo aula que a disciplina de Educação Física para grupos especiais e adaptadas aborda assuntos como: o que é a Educação Física adaptada, qual papel da disciplina frente ao desafio da inclusão, quais os tipos de necessidades que podemos trabalhar para a realização das atividades e seu publico alvo, quais os planejamentos, estrutura e adaptação que poderemos fazer.

Segundo Professor da disciplina Antonio Eduardo, a disciplina irá discutir os paradigmas educacionais/social e formas de atendimentos para o desenvolvimento desses grupos.

Foi abordado no início da aula, sobre a formação humana, logo a filogênese trata-se da história de uma espécie animal, ou seres humano, a ontogênese trata-se da historio do próprio individuo e a sociogenise trata-se da historia cultural do meio que o ser humano estar inserido, microgenise aspecto mais minucioso, o momento de desenvolvimento especifico de uma habilidade de cada individuo.

Cada individuo traz suas particularidades, e não é diferente para essas pessoas com deficiências, cada um desenvolve em seu devido tempo, e nos quanto futuros profissionais de Educação Física, devemos ser os mediadores para que esse desenvolvimento aconteça.

Na aula prática foi citada a definição (convenção da ONU) do termo Pessoa com deficiência para tal, “é o termo usado para definir a ausência ou disfunção de uma estrutura neurológica, fisiológica ou anatômica”. Logo a ausência de uma dessas estruturas, faz com que o individuo tenha uma limitação.  Desse modo de acordo com a convecção da ONU o individuo pode ter impedimentos de longo prazo de natureza, física, cognitiva ou social, enfrentando diversas barreiras, obstruindo sua participação na sociedade, uma vez que não tem igualdade de condições com as depois pessoas .

Foram apresentadas também as nomenclaturas que segundo o prof. Antonio é relevante saber para que possamos referi-las da forma correta, tais são: Grupos especiais, que são pessoas que possuem características biopsicossociais exemplo desses seria os diabéticos, obesos, gestantes, crianças.

Publico alvo da Educação especial tal é voltado para a escola, onde os alunos com deficiências, transtorno globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotagem.

Diante disso podemos observar que o atendimento de cada individuo de respeitar suas particularidade, desse modo devemos conhecer cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (114.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com