TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física Especial e Adaptada

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

BIANCA ANDREA

PORTIFÓLIO

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina Educação Física Especial e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Antonio Eduardo Ribeiro.    

CLARETIANO
2017

1) Em sua resposta deverá conter: a característica de cada tipo de atendimento (paradigma da integração e inclusão), isto é, você deverá descrever de que forma as pessoas com alguma deficiência ou desenvolvimento atípico eram ou são atendidas em cada um deles.

        O paradigma da Integração é voltado a igualdade de condições, onde pressupõe que o indivíduo deve contornar sozinho os obstáculos existentes no meio físico. Nesse quesito a sociedade permanece de “braços cruzados”, e espera que o indivíduo desempenhe seu papel social individualmente e com autonomia, mas não com independência. Esse paradigma faz com que os indivíduos tenham que lidar com muitas atitudes discriminatórias da sociedade.

        Já o paradigma da Inclusão, diferentemente ao da Integração, preconiza um processo bilateral entre a sociedade e a pessoa com deficiência. Tem como objetivo criar uma autonomia, independência e empowerment, dando assim mais oportunidades para o indivíduo, onde ele conquista sua cidadania. Com a inclusão, os indivíduos passam a ser tratados com mais respeito, com a aceitação e reconhecimento das diferenças.

2) Após fazer a descrição de cada paradigma você deverá relatar um exemplo destes atendimentos nos dias atuais. Estes relatos podem abranger questões, sociais, recreacionais, esportivas, escolares, culturais e de saúde. Dê um exemplo especificando cada um deles, isto é, descrevendo como e de que forma eles aconteceram ou estão acontecendo. (Lembre-se: você deverá fazer estas descrições para cada paradigma, portanto serão duas descrições a serem feitas. Uma para Paradigma histórico-social da Integração e outra para Paradigma histórico-social da Inclusão).

        Um exemplo do paradigma de Integração que ainda acontece nos dias atuais são escolas que aceitam pessoas com deficiências, porém nos momentos onde essas deveriam facilitar o aprendizado desses alunos, acabam não fornecendo um acompanhamento adequado, ou uma adaptação nas atividades propostas.

        Já no paradigma da Inclusão, um exemplo são as leis federais e decretos aprovados, que fazem com que todos os locais devem ter acesso aos diferentes tipos de deficiências – seja no quesito de rampas de acesso, braile, para deficientes auditivos, etc.

3) Descreva as diferenças entre essas duas práticas sociais e, em sua opinião, qual delas acontece nos dias atuais. Depois de concluir suas descrições, poste-o no Portfólio. 

        A diferença entre a Integração e a Inclusão social é basicamente o comportamento da sociedade perante a deficiência. Na Integração social, a sociedade aceita esses indivíduos, porém não ajuda e não se sensibiliza perante a deficiência. Já na Inclusão a sociedade tem o papel fundamental de ajudar e facilitar o acesso dessas pessoas na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (107.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com