TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física UNIP

Por:   •  22/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 4

PCC número: 5

  1. Caracterização do público-alvo envolvido nessa atividade.

Tive como participante do presente estudo, uma mulher adulta de 45 anos de idade, 1,70 m de altura e massa corporal de 71 Kg, praticante de atividade física com frequência regular, hábitos de vida saudáveis e alimentação equilibrada.

  1. Valor de IMC e RCQ do participante.

A participante em questão possui o Índice de Massa Corporal - IMC de 24,9. Para obtenção desse resultado, dividi sua massa corporal (71 Kg) pela sua altura (1,70 m) elevada ao quadrado, logo, 71 ÷ 289 = 24,9.

A participante possui Relação Cintura-Quadril – RCQ no valor de 0,728.07. Para obter tal valor, dividi a circunferência da cintura (83 cm) pela circunferência do quadril (114 cm), logo, 83 ÷ 114 = 0,728.07.

  1. Avaliação do IMC.

Conforme estudos anteriores, o IMC é a sigla que designa Índice de Massa Corporal, um parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde para ajudar a identificar obesidade ou desnutrição em crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de auxiliar a calcular o peso ideal de cada pessoa. Para isso, há uma tabela indicando os valores de referência que vai da magreza à obesidade grave. Para que seja identificado que a pessoa possui o peso normal o resultado do IMC deverá estar entre 18,5 e 24,9. No caso da participante do estudo supracitado, seu IMC deu 24,9, ou seja, ela está dentro do limite do que é considerado peso normal.

  1. Avaliação do RCQ.

Conforme relatado nos estudos anteriores da disciplina, a relação cintura quadril – RCQ é um cálculo aprovado pela Organização Mundial de Saúde a partir das medidas da cintura e do quadril para avaliar a distribuição de gordura na região da cintura. Isso se deve ao fato de que níveis altos de gordura abdominal estão associados à predisposição de desenvolvimento de doenças crônicas, especialmente cardiovasculares. Nesse caso, também há uma tabela de acordo com a OMS para efeitos comparativos dos valores de referência, são classificados de acordo com a idade da pessoa e os riscos se dividem em “baixo”, “moderado”, “alto” e “muito alto”. A participante desse estudo possui de 45 anos de idade e seu RCQ deu o valor de 0,728.07, desse modo, de acordo com os valores da tabela os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares é de baixo, menor valor de referência.  

  1. Resposta do questionamento indicado na letra A.

a) A utilização do IMC para um indivíduo de 25 anos que é jogador de Voleibol (atleta) há 10 anos, seria apropriada? Justifique.

O IMC é um cálculo que somente leva em consideração peso e altura e não é capaz de distinguir massa magra com a massa de gordura, logo não é adequado para atletas, pois pode indicar falsamente que eles estão obesos.

É importante destacar que atletas possuem estrutura corporal óssea e muscular diferentes de pessoas que não são atletas, desse modo, conforme indica o caput da questão se trata de um jogador de vôlei atleta há dez anos, e o cálculo do IMC pode indicar valores que não correspondem à realidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com