TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física UNIP EAD

Por:   •  22/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 7

Emerson Marques de Lima Silva

emerson.lima10@aluno.unip.br

MATRÍCULA: 1896934

ID: 5501634

PCC número 3

  1. Descrição detalhada das 2 atividades propostas para basquete

A primeira atividade proposta para basquete foi o Passe de Peito, conforme anexo (FOTO 01). Esse passe consiste em um movimento realizado na altura do peito com a bola em linha reta e de realização rápida. A criança segurou a bola com os dedos abertos, como polegar atrás dela, por conseguinte, orientei que o corpo deveria estar em equilíbrio e os joelhos levemente flexionados para auxiliar na execução. Para o lançamento, ela deu um passo à frente e os braços foram esticados usando os polegares para empurrar a bola. Esse passe é utilizado para curtas e médias distâncias do adversário.

A segunda atividade proposta para basquete foi o Passe sobre a cabeça, devidamente anexado (FOTO 02). Esse passe em questão é realizado quando a bola realiza a trajetória por cima da cabeça do adversário, lançando a bola à curta distância para um companheiro de time. Desse modo, orientei que a criança segurasse a bola pelas duas laterais acima de sua cabeça com os punhos flexionados e os polegares atrás da bola, logo depois a orientei a dar um passo á frente para que lançasse a bola, esticando os braços e usando o polegar para empurrar.

  1. Caracterização do público-alvo envolvido nessa atividade.

 O público- alvo escolhido para realização dessa atividade foi uma criança do sexo masculino de dez anos de idade. Com essa idade e nível de compreensão foi possível realizar os movimentos e os passes propostos sem quaisquer dificuldades, além disso, foi possível realizar as orientações para que os passes fossem realizados de maneira adequada.

  1. Por que escolheu os movimentos propostos para a atividade de basquete e quais dificuldades, em termos de coordenação motora, foram observadas durante a execução?

Escolhi os movimentos: passe de peito e passe sobre a cabeça, pois são rotineiramente utilizados para a prática do basquetebol, ou seja, os passes são fundamentos básicos desse esporte e basicamente é o ato de lançar a bola para outro colega de equipe, fundamental para abrir espaço na quadra e pontuar. Esses dois passes, acima descritos, são simples e de fácil execução, considerando a idade da criança, considerei a execução um ato fundamental para que fosse realizado da maneira adequada. Não houveram dificuldades em termos de coordenação motora, pois a criança em questão já possui o hábito de praticar esportes.

  1. Descrição detalhada das 2 atividades propostas para handebol.

 A primeira atividade proposta foi o Passe de ombro, conforme anexo (FOTO 03), esse passe é caracterizado por um movimento simples de trajetória reta ou parabólica. Para a execução desse passe, orientei a criança a flexionar o braço que realizará o arremesso, manter a postura ereta, com a perna contrária ao braço supracitado, mantida à frente, além disso, orientei que o mesmo mantivesse a palma da mão na direção do objetivo do arremesso com as palmas para cima e que fizesse pouca força ao realizar o lançamento. Esse passe também objetiva a passagem da bola para outro jogador, necessitando de uma cooperação entre o mínimo, dois jogadores.

A segunda atividade proposta foi o Passe por trás da cabeça (FOTO 04), que pode ser caracterizado como um movimento que pode se executado na direção lateral ou na diagonal. Desse modo, orientei a criança a inclinar o tronco de maneira levemente para frente também para o lado contrário do braço que realiza o movimento. Por conseguinte, ele inclinou o braço para trás do corpo e se orientou pela direção do movimento de acordo com a linha do ombro.

  1. Caracterização do público-alvo envolvido nessa atividade

O público-alvo foi o mesmo utilizado na atividade anterior, ou seja, uma criança do sexo masculino de dez anos de idade. Reafirmo o que escrevi na questão acima, acerca do nível de absorção e compreensão das minhas orientações, por parte da criança.

  1.  Por que escolheu os movimentos propostos para a atividade de handebol e quais dificuldades, em termos de coordenação motora, foram observadas durante a execução?

Os movimentos que escolhi, ou melhor, os passes que foram utilizados, são indispensáveis à prática do handebol, pois se tratam de movimentos que possibilitam a troca de bola, ou seja, permite a passagem da bola de um jogador a outro até a eventual pontuação. Não foram encontradas grandes dificuldades motoras durante a execução, tendo em vista que a criança público alvo pratica atividade física com frequência.

  1.  Descrição detalhada das 2 atividades propostas para ginástica artística.

A primeira atividade proposta, conforme anexo (FOTO 05), se refere ao movimento acrobático da ginástica artística conhecida como Roda ou Estrela. Muito comumente difundida, especialmente entre crianças como forma de brincadeira, a estrela consiste em passar lateralmente e inverter o apoio (pés para mãos) e finalmente retomar de pé. A criança já sabia fazer esse movimento, mas a orientei a realizar de maneira adequada, mantendo as costas e os braços retos e finalizando o movimento sempre de pé.

A segunda atividade proposta, como se observa na (FOTO 06) em anexo, se trata da Ponte, também conhecida como Selada e se refere a um movimento em que o atleta forma um arco com as costas arqueadas para trás. Trata-se de um movimento extenso e que trabalha toda a musculatura das costas, orientei a criança a ficar de pé e ir dobrando as costas até a formação do movimento da ponte, só a partir daí, auxiliei na curvatura das costas, de maneira lenta, mantendo os braços firmes e a cabeça para cima.

  1.  Caracterização do público-alvo envolvido nessa atividade.

Conforme detalhado nos apontamentos acima, se trata de uma criança de dez anos, do sexo masculino.

  1. Por que escolheu os movimentos propostos para a atividade de ginástica artística e quais dificuldades, em termos de coordenação motora, foram observadas durante a execução desses movimentos pelo participante?

Ambos os movimentos escolhidos já são utilizados normalmente pelas crianças como forma de brincadeira. Tanto a estrela, quanto a ponte, são brincadeiras bem conhecidas até mesmo entre os adultos. De antemão, orientei a criança a realizar os movimentos de maneira adequada e sem que isso comprometesse seus músculos e articulações. A dificuldade de coordenação motora se limitou a execução adequada do movimento, ou seja, da postura adequada para isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com