TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG Unip Ead

Pesquisas Acadêmicas: TG Unip Ead. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 4

TG – PEDAGOGIA – TURMA 2014 – 1º bimestre do 1º semestre de 2014

Leiam o texto abaixo extraído de:

KINNEY, Linda; WHARTON, Pat. Tornando visível a aprendizagem das crianças. Porto Alegre:

Artmed, 2009, p. 23.

“AS CRIANÇAS COMO PARTICIPANTES

Encorajar a escolha contribui para a participação das crianças na prática, pois esta

oferece, em particular, oportunidades para a independência e interdependência; oferece

tempo para pensar, para interagir, para se relacionar e para estabelecer conexões. Isto

significa reconhecer que uma ampla série de oportunidades e experiências devem estar

disponíveis para apoiar a participação das crianças e para auxiliar as maneiras como elas

aprendem e se envolvem umas com as outras e com os adultos.”

Escrevam um texto que relacione as disciplinas estudadas neste bimestre com o trecho acima.

RESPOSTA ESPERADA:

Com as transformações decorrentes das últimas décadas, os métodos de ensino também se modificaram, Então houve a necessidade de uma aproximação mais ampla no processo educacional que abrangesse todas as áreas da vida do aluno, não se restringindo apenas ao desenvolvimento da inteligência, mas formando cidadãos atuantes no mundo.

Essa formação moral e social do aluno, não é de única e exclusiva responsabilidade da escola e educadores, a família tem responsabilidade primordial neste contexto, escola e pais devem trabalhar juntos, preparando e incentivando as crianças desde seus primeiros anos de vida a lidar e se relacionar com outras crianças que possuam alguma deficiência, seja ela física, motora, audivita ou visual, ensinando-as a compreender que as potencias de cada individuo não devem ser medida ou regradas porque eles possuem algum tipo de deficiência.

Os alunos surdos, por exemplo, podem e devem inseridos em qualquer ambiente escolar, desde que, haja a adaptação e o preparo necessário da escola e do corpo docente. Para isto, profissionais devidamente preparados atuam como intermediadores para a transmissão do conteúdo e conhecimentos, já que a Língua Brasileira de Sinais possui uma estrutura linguística completa e independe da língua portuguesa oral e escrita, esse desenvolvimento cognitivo aluno surdo, favorece desenvolvimentos necessários para interação com o meio me que vivem e o prazer em se relacionar com os demais alunos.

Para que haja essa convivência e interação, sejam com os alunos surdos ou os demais alunos, a comunicação é de suma importância, levando também em consideração que será utilizada em todas as áreas da vida do educando, seja no ambiente escolar, social ou num futuro profissional. Comunicar-se e expressar-se de forma clara e correta, buscando a fácil compreensão do ouvinte e evitando a interpretação dúbia. Além de ler, escrever, analisar e discutir um assunto abordado, sempre com raciocínio lógico.

As diferentes epistemologias buscam compreender o desenvolvimento da inteligência de cada indivíduo e dão base as abordagens pedagógicas que são utilizadas na aprendizagem e ensino.

A visão inatista da inteligência, na qual cada individuo já nasce ou herda todo o conhecimento, favorece as relações interpessoais e a expressão de sentimentos, aqui o professor aceita ser apenas um auxiliador no processo de aprendizagem do aluno, estimulando-o cada vez mais no seu autodesenvolvimento.

O empirismo, por sua vez, trata o aluno como alguém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com