TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física no Brasil

Por:   •  13/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.581 Palavras (15 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

EDUCAÇÃO FÍSICA

[pic 1]

MAXWELL FONSECA DE MATTOS CARDOSO

Cabo Frio - RJ

2023

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Modelo Geral de Adaptação para Recreação e Desporto        17

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1 – Tipos de Deficiêcias        13

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Tipos de Necessidade        17

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 – Cronograma .......................................................................................19

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

LDBN

PCN’S

Lei de Diretrizes Básicas de Educação Nacional

Parâmetros Curriculares Nacionais

ANEE’S

DCN’S

Alunos com Necessidades Educacionais Especiais

Diretrizes Curriculares Nacionais

MEC

Ministério da Educação e Cultura

SUMÁRIO

1.   INTRODUÇÃO ............................................................................................  09

1.1 PROBLEMA ................................................................................................. 10

2.   JUSTIFICATIVA ........................................................................................... 11

3.   OBJETIVO .................................................................................................. .12

3.1 GERAL ......................................................................................................... 12

3.2 ESPECIFICO ............................................................................................... 12

4.   FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ................................................................... 13

5.   METODOLOGIA DE PESQUISA ................................................................. 18

6.   CRONOGRAMA ........................................................................................... 19

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ................................................................... 20

  1. INTRODUÇÃO  

Este trabalho tem como objetivo discutir os desafios da inclusão de crianças e jovens com autismo e outras especificidades nas atividades físicas e esportivas. Foi pesquisado conteúdos que tratavam das perspectivas profissionais de educação física no que tange a inclusão de crianças e jovens com deficiência e com autismo em atividades físicas e esportivas. A pequena participação de crianças e Jovens com autismo e outras deficiências nestas atividades foi uma questão recorrente encontrado nos estudos, bem como a necessidade de especialização dos profissionais de educação física para lidar com esse nicho. Por fim, foram apresentadas sugestões para o referido tema.

A Educação Física, como parte curricular da educação básica, não está fora do movimento da Educação Inclusiva, que conceituam um processo que deve expurgar os entraves que limitam a presença, aprendizagem e participação das pessoas com deficiência na sociedade.

 Segundo (BISSOTO, 2013) os conceitos e as concepções equivocados sobre deficiência ainda fazem parte do imaginário social, o que acarreta sérias atitudes de exclusão. Entendendo a importância e necessidade em reverter esse quadro, a lei de atendimento educacional especializado nos estabelecimentos de ensino embasado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB n° 9394/96) e pela Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Portaria nº 555/2007) assim como as Leis nº 10.048 de 8 de novembro de 2000 e nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000, estabelecem normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência no âmbito social, cultural e educacional.

 A Educação, como instância mediadora, é também o exercício de um direito e a possibilidade de ampliação do acesso a outros direitos fundamentais. A atividade física e desportiva para as pessoas com deficiência cresceu muito desde os anos de 1980. Eventos, publicações e ações governamentais, a partir desse período, marcaram esse crescimento.

Para Carmo (2011), poucos se preocuparam com a relação Educação Física/Inclusão, mesmo porque o trabalho tem se restringido aos Esportes Adaptados, incompatíveis com as propostas inclusivas. A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, é uma exigência legislativa. Contudo, a presença cada vez mais latente das pessoas com deficiência na rede de ensino requer especificidades de pessoas e de conteúdos.

Para Venturini et. al. (2010) a Educação Física contribui para o desenvolvimento do afetivo, social, e intelectual de alunos com deficiência, pois o incentivo à inclusão torna a autoestima e a autoconfiança mais evidente e assim não há desigualdade. A adequação correta da Educação Física para alunos deficientes evidencia a compreensão de limitações e capacidades, estimulando o desempenho do aluno. É essencial que o professor conheça seu aluno e sua necessidade educacional especial, se houver, pois atualmente esta disciplina não trabalha apenas com alunos ditos normais, mas também frisa a importância da pratica inclusiva de alunos especiais em suas aulas.

      1.1 PROBLEMA

Como qualificar a formação de Docentes no ensino inclusivo? 

Conforme Falkenbach et al (2007) existe uma concordância dos professores quando o assunto é inclusão, no entanto os mesmos se contradizem entre inclusão com interação. Os Docentes assumem uma lacuna na formação, o que não facilita um embasamento para inclusão nas atividades esportivas. É certo afirmar que um dos entraves da falta de inclusão de alunos com deficiência é o tradicionalismo das unidades escolares e uma das formas que podem reverter a situação de inclusão na atualidade é qualificar o corpo Docente e orientar a comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (284.6 Kb)   docx (379.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com