TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Lúdico

Por:   •  25/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Tendo a pratica o trabalho fazendo com que mostre a qualidade de educar com lúdico, podendo ter como conhecimento que eles se combinando pode fazer com que a criança possa obter maiores funcionamentos e relações, ao integrar esses tipos de conhecimentos, o lúdico e a educação fazem as crianças trabalharem mais que um desenvolvimento no processo de aprendizagem, apesar que alguns educadores tenham preconceitos com o lúdico, achando que o lúdico seja algo para maior de entretenimento ao invés de haver relações entre lúdico e educação.


Desenvolvimento

A educação e o lúdico formam um conceito de ensino diferente se formando o a educação lúdica, fazendo com que o aluno aprenda diversas coisas fazendo atos que eles não esperam aprender, como a brincadeira, fazendo com que eles se desenvolvam o cognitivo, o social e a habilidades motoras.

O lúdico traz maior aprendizado no desenvolvimento imaginário da criança, fazendo com ela aflore sua criatividade.

Com isso, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando-se de atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo de aquisição de aprendizagem, com isso se ganha um poder social maior para que possamos desenvolver um processo dinâmico e criativo de aprendizagem através de jogos, brinquedos, brincadeiras etc.

 Para Cunha (2001) “Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer” (Cunha 2001, p.14).

De modo que a criança tenha como maior objetivo o seu crescimento e desenvolvimento de si mesmo, ela terá maior rendimento fazendo isso de forma que ela goste e sem haver tipos de cobranças, ou algo tipo, caso como o brincar e jogar. Ela estará se desenvolvendo em amplas habilidades como, por exemplo, o imaginário, o social e a criatividade entre outros. Mais sempre com o seu étnico social em alta.

 Toda a criança ao ingressar na escola sofreará impacto mental e estranhar o ambiente por viver sempre em sua casa com sua família e seus brinquedos, tendo sempre atenção exclusiva. Por tanto cabe ao educador através das atividades lúdicas, a facilitar o progresso da sua personalidade integral, junto com suas funções integral, psicológicas e moral.

Para PIAGET (1967) “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral” (Piaget 1967, p.25)

Muito dos educadores tem preconceitos com a ludicidade pois ainda acreditam que sua única finalidade é a de entretimento, sendo que os maiores prejudicados são seus alunos que deixa de ter maiores seus principais objetivos de desenvolvimento de lado pelo seu preconceito.

A maioria das escolas é baseada na disciplina rígida e nas normas e regras do mundo dos adultos. De uma maneira brusca, a criança se desliga do seu cotidiano e é introduzida num ambiente onde prevalece o poder do adulto, porque a fantasia, a alegria, a curiosidade entre outros.  São trocadas por ordens e exercícios rotineiros e atividades desinteressantes. A rotina da maioria das escolas é repetitiva, monótona e muitas vezes estressante. É necessário criar na escola um ambiente acolhedor e confortável, onde seja respeitado o processo natural de aprendizagem não apenas do aluno e sim como o seu próprio educador realizando seu trabalho com maior confiança e se dedicando a cada vez mais seu desenvolvimento de todas as crianças as quais é confiado o poder de aprendizagem.

Para Piaget (1975) “ o jogo leva a criança a exercitar o mundo tal como ela compreende fazendo assim com que ela se liberte de certas coisas que a incomodam, nesse sentido o jogo tem uma função catártica. ”  PIAGET (1971, p.45)

 Além dos educadores também cabe as escolas a proporcionar uma boa qualidade de educação visando um ambiente escolar como todo. E está em constante processo de avaliação de suas praticas pedagógicas, pois eles precisam está ciente que a brincadeira para a criança é necessária, pois, elas trazem inúmeras contribuições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com