TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA EDUCA CENSO COLABORANDO PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  22/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 7

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PELA ESCOLA/ FNDE

CURSO CENSO ESCOLAR

LIGIA GOMES

MARLY ANGELA MARTINS ERNANDES FERNANDES DA SILVA

MARY CARMEN SEOLIN

SISTEMA EDUCACENSO COLABORANDO PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UM COLÉGIO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ

TUTORA: SILVIA CARLA SÉRGIO

PARANAVAÍ

2018

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PELA ESCOLA/ FNDE

CURSO CENSO ESCOLAR

LIGIA GOMES

MARLY ANGELA MARTINS ERNANDES FERNANDES DA SILVA

MARY CARMEN SEOLIN

SISTEMA EDUCACENSO COLABORANDO PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ

TUTORA: SILVIA CARLA SÉRGIO

Atividade final de conclusão do Curso Censo Escolar da Educação Básica- Sistema Educacenso no âmbito do Programa Formação pela Escola.

PARANAVAÍ

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

...............................................................04

  1. PLANO OPERACIONAL

...............................................................05

  1. MATRÍCULA INICIAL

...............................................................05

  1. SITUAÇÃO DO ALUNO

...............................................................07

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

...............................................................09

  1. REFERÊNCIAS

...............................................................10

  1. INTRODUÇÃO

O Decreto n.6425, de 4 de abril de 2008 dispõe sobre a realização dos censos anuais da educação, estabelece no art. 4º, que o fornecimento das informações solicitadas no Censo Escolar da Educação Básica é obrigatório para todas as escolas públicas e privadas, tornando, assim o sistema Educacenso, hoje, o maior e mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro, compreendendo todas as etapas e modalidades de ensino desde a educação básica e educação profissional da rede pública e privada em nosso país.

Cabe aos gestores dos estabelecimentos de ensino prestar informações corretas e verídicas dos levantamentos realizados e resultados declarados, sendo que a veracidade dessas informações é de responsabilidade solidária entre escolas e os gestores federados (estados e municípios), cabendo a estes acompanhar todo processo censitário.

O Censo Escolar é uma ferramenta indispensável para que os diversos atores educacionais e toda sociedade conheça a situação educacional do País, do Distrito Federal, dos Estados, dos Municípios e das escolas e, acompanhar a efetividade das políticas públicas. Políticas públicas estas que só podem acontecer por meio da análise dos dados coletados pelo Censo Escolar, pois são estes que irão permitir a materialização de financiamentos educacionais das ações desenvolvidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional-FNDE.

Diante da importância do Censo Escolar, este trabalho tem o objetivo de apresentar cada etapa, procedimento, recursos e períodos necessários para organização, elaboração e contribuição de um Plano Operacional do Censo Escolar.

  1. Plano Operacional

Objetivo Geral do Plano: Descrever as etapas do processo censitário, os procedimentos adotados para a realização das atividades de cada uma das etapas, os recursos utilizados para realização de cada procedimento e a importância do censo escolar para elaboração e execução das políticas públicas.

Etapas

Matrícula Inicial

  1. Planejamento (anterior ao início da coleta do Censo)
  1. Procedimento/Ações: Repassar a formação e informações do Curso Censo Escolar da Educação Básica - Sistema Educacenso ofertado Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação a Distância em conjunto com o MEC, possibilitando o repasse à todos os professores, agentes educacionais I e II, de um colégios da rede Estadual de ensino do Estado do Paraná. Nesta etapa é necessário organizar os arquivos, diários, pasta de alunos entre outros, para facilitar a organização do período de coleta.
  2. Recursos: Computador, data show, acesso à internet, caderno de estudos, planilhas disponibilizadas pelo INEP com dados do censo do ano anterior do nosso Município, e da escola objeto de estudo, arquivos da escola.
  3. Período: Esse planejamento deverá ser realizado preferencialmente antes do período da coleta dos dados do Censo do corrente ano, para contribuir na agilidade e fidedignidade das informações coletadas e, a importância da aplicabilidade e do papel de todos os profissionais e agentes educacionais durante o processo censitário.

  1. Período de Coleta
  1. Procedimentos/Ações: Demonstrar através de slide explicativo que para iniciar o Censo Escolar de 2019 que o período de coleta primeiramente a secretária chefe exporta o sistema Educacenso do SERE, geralmente, até a última quarta-feira do mês de maio do ano corrente, e preencher as planilhas com as informações cadastrais do colégio, os alunos matriculados e, a relação de todos os profissionais que trabalham no estabelecimento de ensino, sendo seu acesso fechado. Ressaltando que o preenchimento fidedigno das informações, no estabelecimento em questão é de responsabilidade do diretor e da secretária chefe.
  2. Recursos: Computadores, data show, arquivos e dados demonstrativos e recursos humanos.
  3. Períodos: última quarta feira de maio/2019 a junho/2019.
  1. Retificação:
  1. Procedimentos/ações: conferência dos dados exportados do colégio no Sistema Educacenso. Aproximadamente, após 2 a 3 meses o Educacenso é reaberto para que a secretária chefe, do colégio, faça a verificação/retificação se todos os dados exportados estão corretos, se houver divergências dos dados coletados e informados pela mesma, a secretaria chefe comunica ao NRE-local indicando os dados divergentes para as alterações necessárias.
  2. Recursos: relatórios disponibilizados pelo INEO, computador com acesso a internet.
  3. Períodos: Data inicial: a partir da data da publicação dos resultados preliminares no Diário oficial da União. Data final: 30 dias após a publicação dos resultados preliminares no Diário Oficial da União.
  1. Confirmação de Matrícula
  1. Procedimentos/Ações: Confirmar se há matrículas duplicadas diretamente no módulo de confirmação de matrícula no sistema Educacenso, via Internet. A secretária chefe faz a verificação dos relatórios disponibilizados.
  2. Recursos: Acesso ao sistema Educacenso e verificação da documentação necessária.
  3. Períodos: 10 dias a contar do prazo final para verificação dos dados.
  1. Publicação Final
  1. Procedimentos/Ações: Durante este processo é necessário acompanhar a divulgação dos resultados finais pelo INEP.
  2. Recursos: Acesso ao sistema Educacenso e ao site do INEP para comparação com os dados divulgados em relatórios anteriores.
  3. Períodos: janeiro/2019 a março/2019.

Situação do aluno

  1. Planejamento (anterior ao início da coleta)
  1. Procedimentos/Ações: Nesta etapa a secretária chefe é responsável de acompanhar a abertura do módulo “Situação do aluno” no Sistema Educacenso na internet para iniciar a entrada dos dados de rendimento e movimento escolar dos alunos declarados no Censo Escolar de 2017, para facilitar a conferência e inclusão dos dados deve-se organizar os arquivos, diários, pasta de alunos etc.
  2. Recursos: Computador, internet, slides demonstrativos, modelos de arquivos, pasta de alunos, documentos comprobatórios do colégio para análise das informações coletadas no ato da matrícula.
  3. Períodos: Este planejamento deve ser feito preferencialmente antes 01/02/2019 para que não ocorram atrasos no cronograma.

  1. Período de Coleta

Procedimentos/Ações: Digitação e exportação dos dados de rendimento e movimentação do aluno do colégio, o sistema Educacenso exporta as informações dos alunos aprovados, reprovados, transferidos e desistentes, em março do ano seguinte. Neste momento é muito importante que o preenchimento das informações seja fidedigno, este trabalho, no caso do colégio em questão, é de responsabilidade da secretária chefe.

  1. Recursos: Computador com acesso a internet, data show, arquivos, diários, pasta de alunos e documentação escolar e recursos humanos.
  2. Período: Data inicial: 01/02/2019 e Data Final: 17/03/2019

  1. Retificação

Procedimentos/Ações: Nesta etapa é feita a conferência dos relatórios disponibilizados com as taxas de rendimento da escola no módulo “Situação do aluno” no sistema Educacenso. Após a exportação desses dados o sistema é reaberto para que a secretária chefe faça a conferência dos mesmos para verificar se há algum erro, que deverão ser informados ao NRE-local, pela secretária chefe, para as devidas ocorrências, desta fora fica encerrada a pesquisa censitária do colégio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com