TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura Curricular e a Diferença na Área de Atuação do Profissional em Bacharelado e Licenciatura

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 5

SÚMARIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................8

REFERÊNCIAS .9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre as diferenças na área de graduação e licenciatura. A escolha de um curso de graduação parece ser um dos maiores desafios na vida do estudante. No entanto, a dúvida não fica apenas em qual área formar-se, é preciso escolher ainda onde e como atuar. A maioria dos cursos superiores oferece um leque de opções de atuação dentro da área escolhida.

Depois que o estudante opta pela graduação, é hora de escolher a modalidade do curso, se licenciatura, bacharelado ou ainda os dois, nos casos que oferecem essa opção. A licenciatura tem uma área de atuação praticamente definida, enquanto o bacharelado oferece algumas alternativas dentro do mercado de trabalho.

O objetivo desse trabalho é falar sobre a estrutura curricular e a diferença na área de atuação do profissional em bacharelado e licenciatura.

2 DESENVOLVIMENTO

De 2002 a 2004, a determinação do CNE, por meio da atual legislação, é que existem dois cursos de graduação plena, sendo um de formação de professores/licenciatura e outro de bacharelado/graduação. A palavra plena passou a ser utilizada para toda e qualquer graduação, caracterizando a formação em nível superior, diferenciando-se da graduação sequencial e da graduação tecnológica.

Pesquisas mostram alguns problemas relativos à licenciatura e ao bacharelado (graduação): quando comparamos suas matrizes curriculares notamos que elas são praticamente idênticas, explicitando uma não diferenciação de conteúdos entre as modalidades. Nesse caso, autores propõem que se diferencie realmente uma formação da outra, com currículos e campos de atuações distintos, ou que se faça uma só modalidade, abarcando todos os campos de atuações possíveis na área de Educação Física.

2.1 Diferença na atuação profissional com formação em Bacharelado e Licenciatura:

Os cursos ofertados na modalidade de licenciatura habilitam o profissional para a carreira docente, podendo atuar na Educação Infantil no Ensino Fundamental e Médio. Durante os estudos, são ministradas disciplinas pedagógicas que são específicas para essa área, como Estrutura e Funcionamento da Educação Básica ou Didática Geral para atuar nos níveis médio e fundamental.

O bacharelado permite aos acadêmicos ter contato com inúmeras áreas de atuação da profissão, além do campo de pesquisas acadêmicas. Todo o curso visa à capacitação do aluno para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades dentro da área de atuação que envolve o curso.

Licenciatura e bacharelado em Educação Física são diferenciados pelas áreas de atuação. O licenciado poderá atuar somente como professor no ensino fundamental e médio ou realizar pesquisas na área científica. Para isso o aluno da licenciatura deve se situar durante a graduação como funcionam as práticas escolares. Com duração de 3 anos e a carga horária de 2.800 horas.

O bacharel tem um campo de atuação muito mais extenso: ginástica, natação, musculação, hidroginástica, Personal training, técnico em esportes, etc. O bacharel tem de ter conhecimentos para treinar vários ou poucos atletas, em treinamentos físicos ou práticas esportivas. A duração é de 4 anos com uma carga horária de 3.200 horas.

2.1.1 Estrutura Curricular : Disciplinas que existem em um curso e não existe no outro:

Disciplinas que existem na Licenciatura Disciplinas que existem no Bacharelado

Educação Inclusiva Bioquímica do Exercício

Didática Geral Nutrição Esportiva

Educação Física Infantil Analise do movimento

Sociologia dos processos socieducativos Atividades de Academia

Psicologia da Educação Sociologia da Saúde

Organização em Educação Física escolar Psicologia do Esporte

Politicas, estrutura e gestão da Educação Básica Avaliação e prescrição de Exercícios

Ginástica Laboral

Organização e Gestão Esportiva

2.1.2 Licenciatura e Prática : Uma conversa Informal

Na licenciatura, iremos dar aula e por isso é necessário conhecer como é a organização do ensino e também como teremos que transformar as metodologias para dentro da sala de aula. Já na disciplina de bacharel são indispensáveis as disciplinas especificas, pois o formado em bacharelado terá que avaliar e prescrever exercícios em academias, e compreender a relação das atividade físicas com a saúde, voltado mais para área da pesquisa.

Ao irmos a uma escola da nossa região, procuremos um profissional da área de educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com