TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componente Curricular Didática para Educação Profissional

Por:   •  19/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 3 – AVALIAÇÃO PRESENCIAL

1. DADOS DO CURSO

Componente Curricular

Didática para Educação Profissional.

Carga Horária

Teórica

50 h

Prática

40h

Total

90h

PROJETO INTEGRADOR

  1. Título do Projeto: jogos Brinquedos e brincadeiras
  2. Autores:    João Gabriel Rodrigues Santos

               Ana Célia Rocha Monteiro

  1. Professor Orientador: anabela aparecida silva barbosa

  1. O presente projeto foi realizado em uma creche com uma quantidade  de 20 alunos entre 3 a 4 anos.
  1. Descrição do Tema

Aniversário de Porto Velho 105 anos Apresentação da história de porto velho,e hinos do estado e do municipio e do brasil transmitido pela TV e DVD,estrategia elabora foi cada integrante do grupo exercuta suas atividades combinadas, 1 ajudava os alunos a corta as revistas,a marchar corretamente, e cantar.

  1. Situação-Problema ou contextualização: O Principal elemento Encontrado é basicamente alunos que tem difuculdade na fala, se expressa pouco,e fica se rejeitando no canto da sala, não se adequa com os outros colegas, e nas parte da apresentação do projeto muitos tem difuculdade em montar quebra cabeça referente ao mapa.
  1. Justificativa

 Um dos pontos observado que poderia ser alterado e onde nas brincadeiras contribuisse para o desenvolvimento infantil de forma decisiva como mesa diversificada, cantinho para contos, e jogos educativo onde vão se recriando de acordo com o estado de espirito, a criatividade e disposição.

  1. Objetivos

Objetivo Geral: Nosso objetivo geral da pesquisa é verificar que a partir da possibilidade de que acriança assimila por meio das ligação e relações sociais, sendo competente deassimilar todo assunto em algum estágio de sua vida. Os quais contribuirãopara o seu aumento real social, motor, e cognitivo. Ou de acordo suceder quaisos fontes essenciais da magnitude do papel do lúdico na aprendizagem infantil.

Objetivos específicos:

Nessa compreensão esse pré-projeto foca identificar ângulos dos jogos,brinquedos e brincadeiras que assistem no regime de desenvolvimento e aprendizagem das crianças pequenas, de forma lúdica. Logo a compreensão nesse sentido define o lúdico quanto uma expectativa pedagógica em concordância com as referências e prescrição metodológica do emprego docente na Educação Infantil.

O objetivo geral é quanto colaborar e alcançar conferir aos estudantes o lúdicode forma geral, com isso irá analisar conforme são exploradas essas aprendizagem,ou de acordo segundo o educador segue seu a papel na educação e comocontribui com o acréscimo da educação infantil utilizando os jogos,brinquedos e brincadeiras.

  • Aspectos do jogo, brinquedos e brincadeiras;
  • O lúdico na aprendizagem;
  • Como o educador desempenha esse papel.

  1. Integração com a Pesquisa

o que pode ser elencado são as principais caracteristicas reconhecer e relacionar fatos geográficos, históricos,políticos e sociais nas difrentes escalas-local,regional,nacional

  1. Integração com a extensão

trabalhar através do diálogo verificando quais os principais capitais e regiões do brasil, e global,de uma certa forma para ser executado e aprendizado.

  1. Metodologia

Na visita feita na escola esperança no dia 23 de setembro podemos observar que a escola é bem organizada. Participamos de uma aula na creche onde tem 20 alunos na faixa etária de 3 anos sendo uma aluna cadeirante no qual necessita de cuidados e atenção especiais. Na sala tem duas professoras que juntas aplicam as tarefas no grupo, a sala de aula é organizada em grupos de 4 alunos, no inicio da aula começou com a acolhida dos alunos com musicas em seguida fomos para o pátio para a recreação os alunos ficaram a vontade para brincar podemos notar que o tempo inteiro uma aluna batia nas outras crianças e não se divertia como os outros . depois de um certo período voltamos para a sala e as professoras colocaram vídeos para asa crianças assistir. As professoras passava o tempo inteiro chamando atenção da aluna pois nenhuma criança se concentrava na aula.

Poderia ser feito uma atividade na qual essa aluna seria feito como modelo para os outros alunos mostrando e parabenizando ela para a turma assim estimularia a turma concluir as tarefas , poderia  ser feito também durante a recreação algumas brincadeiras com jogos educativo isso pode ser uma extensão da sala de aula e ajuda a interação das crianças com as professoras e assim através disso incorporar os cuidados como brincar sem agredir os colegas. Percebi que as crianças gostam de brincar o tempo todo e com isso as tarefas são lúdicas onde as crianças aprendem brincando. Sala de aula poderia ter cantos temáticos para ensinar de forma dinâmica a possibilidade de oferecer diferentes ambientes ajuda as crianças na sua criatividade e interagir com os colegas.

Ação

Indicação de Colaboradores:

Psicólogo Beltrano de tal

Técnico do CAPS Fulano de Tal

Pessoas que superaram a situação: Fulano, Beltrano...

Terapeuta Fulano de Tal

Prazo

Agosto de 2019

Reponsáve

Anabelal

Realização de Roda de conversa sobre a vida

Agosto de 2019

Eliane

Levantamento das estatísticas de suicídio no município por meio de pesquisa bibliográfica e de campo

12 a 20 de setembro de 2019

Telma

Sessão Cinema: série 13 reasons why

12 a 20 de setembro de 2019

Rafael

Debate sobre os motivos geradores do Suicídio com o Psicólogo Fulano de Tal – conhecendo alguns distúrbios

12 a 20 de setembro de 2019

Lucas

Fazendo arte: minhas emoções ,  oficinas de artes  com exposição das telas

12 a 20 de setembro de 2019

Adonias

Elaboração de Encarte: como ajudar? Como superar

12 a 20 de setembro de 2019

Eliane

Produção de vídeos sobre saúde mental para postagem na página da escola

20 a 30/09/2019

Telma

Visita a outras instituições com apresentação  das estatística obtidas e divulgação do encarte

20/10/2019

Rafael

Autoavalição do projeto com os alunos

02/10/2019

Adonias

Elaboração de relatório

06/10/2019

Lucas

  1. Avaliação

A significância desse projeto de pesquisa sobre o Papel do lúdico na aprendizagem infantil está explanada a tarefas com jogos e com o ato de brincar. Logo as produções lúdicas nas vivências são essenciais para a experiência as quais agilizam a imaginativa das crianças, em que assistem para o seu desenvolvimento intelectual, social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (220.8 Kb)   docx (130.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com