TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO COM A PROFISSIONAL AUTÔNOMA YNGRID NANTES HENRIQUES SCHUARTZ

Por:   •  16/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

adauane Silva santana

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO COM A PROFISSIONAL AUTÔNOMA YNGRID NANTES HENRIQUES SCHUARTZ

PROJETO PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IPATINGA

        

[pic 3]

ADAUANE SILVA SANTANA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO COM A PROFISSIONAL AUTÔNOMA YNGRID NANTES HENRIQUES SCHUARTZ

PROJETO PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IPATINGA

[pic 4]

IPATINGA

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa)        6

3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS        7

4  DISCUSSÕES        8

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

1 INTRODUÇÃO

O objetivo do estágio é proporcionar para os estagiários, os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pela professora em sala de aula.

O estágio foram de 200h que compreende o período de 20/08/2018 a 05/10/2018

na cidade de Ipatinga, nas escolas municipais, supervisionada pela professora autônoma Yngrid Nantes Henriques Schuartz.

As atividades realizadas foram: campanhas de conscientização do uso de água nessas instituições (escolas); desenvolver cartilha de cunho infantil para o ensino fundamental; confeccionar relatório final com os ganhos feitos por essa campanha; treinamento de educação ambiental; levantamento de dados do consumo da água na escola; utilizar ferramentas de estatísticas para o consumo de água avaliando o custo.

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO

O estágio curricular obrigatório foi supervisionado pela a profissional autônoma, Yngrid Nantes Heriques Schuartz na área ambiental, tendo a característica particular em parceria com a prefeitura da cidade de Ipatinga, onde foram recolhidos dados a respeito de todas as escolas municipais da região a respeito pertinentes ao consumo excessivo de água pelas intuições, e entre elas foram observados algumas escolas tinham gastos maiores as quais utilizados como base para implantação nas demais intuições do munícipio, além de englobar todos assuntos necessários a respeito dos diferentes cuidados ambientais e sua importância para o desenvolvimento humano.

A rede municipal de Ipatinga tem o ensino ampliado, com cerca de 47 unidades, que possuem matriculados quase 25 mil alunos, onde estão envolvidos em torno de 1.400 professores. Quinze escolas municipais da cidade contam com o programa aprender em tempo integral, os quase dois mil estudantes ficam em média oito horas diárias na escola realizando atividades curriculares e também atividades culturais, esportivas lazer e meio ambiente.

As escolas possuem um horário de funcionamento de 7 às 11:15 – 1º ao 4º ano no período da manhã, e 13h às 17:15 – 5º ao 8º ano. Essas escolas contam com dez salas de aula, banheiros, sala multiuso (vídeo e/ou biblioteca), sala dos professores/ coordenação, sala da direção e secretaria, cantina, almoxarifado, dois banheiros na recepção, além de um banheiro com acessibilidade, área verde abundante e parquinho.

 O   ambiente dessas intuições traz a efetividade e respeito entre todos, proporcionando às crianças acolhimento e segurança ao se sentirem amadas e respeitadas. As atividades são desafiadoras, significativas e integradas, proporcionam às crianças investigarem a realidade observando, explorando, fazendo perguntas, criando hipóteses, experimentando possibilidades e partilhando ideias e sentimentos.

As escolas municipais priorizam a educação com qualidade, incentivando as crianças, adolescentes e jovens a trilharem o caminho do saber. A família participa de forma positiva dos diversos momentos da construção do conhecimento, através de reuniões com pais e coordenadores da escola, contribuindo assim de forma real para a formação da pessoa humana e para a mudança da sociedade.

3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS

Foi realizada uma visita nas escolas municipas de Ipatinga para a avaliação do projeto a conscientização dos alunos sobre o consumo de água. Obedecendo a cronologia das atividades estabelecidas como:

Nos dias 21 ao dia 29 de agosto: Foram levantados dados sobre o consumo de água a partir de debates juntos com os alunos, professores, e os demais que trabalham na escola para conseguir achar uma solução.

No dia 30 de agosto: Os dados coletados foram transfiridos usando o programa Excel 2013 para uma melhor analise dos dados.

Nos dias 04 e 05 de setembro: Foi criado um projeto para o controle de consumo de água, com ideias e participações dos alunos e colaboradores da escola.

No dia 10 de setembro: Houve palestra educativa paraa implantação do projeto para todos, foi notável o grande interesse das crianças, foi usado recursos como slides, cartazes e banners para cativar o interesse delas para a importância da água.

No dia 11 de setembro: Foi desenvolvida cartilha para explicar a importância no controle do consumo de água.

No dia 12 de setembro: Houve um treinamento sobre educação ambiental para os colaboradores da escola inscentivarem os alunos a controlar o consumo de água.

No dia 13 de setembro: Houve atividades dinâmicas para interagir, divertir e explicar para os alunos sobre a educação ambiental.

Nos dias 14 ao dia 18 de setembro: Foi elaborado um sistema de coleta de água da chuva para ajudar a economizar nos custos para lavar a escola, irrigar horta, e criaram um sistema que essa água é ultilizada nos banheiros, o que gera uma grande economia também para a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (74.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com