TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginástica no Brasil

Por:   •  4/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 7

APARECIDA CRISTINA LAGES DA SILVA – 8048152.

Trajetória da Ginástica de Academia no Brasil e no mundo.

Trabalho apresentado de Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Ginástica, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Ander Gonçalves Rolo.

Vitoria da Conquista - BA

2019

Trajetória da Ginástica de Academia no Brasil e no mundo.

A origem da palavra ginástica vem do grego gimnos que significa desnudo, devido aos trajes utilizados pelos gregos para a prática de exercícios com finalidades competitivas em gymnasios, lugar que se reuniam para praticar. Já o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa diz que ginástica significa praticar atividades, fortificando e desenvolvendo o corpo e as faculdades intelectuais.

A Educação Física esta ligada diretamente a ginástica, pois desde a década de 1970, era comum dizer que teria aula de “ginástica” e não de Educação Física, devido a sua relação direta com o condicionamento físico tendo como objetivo preparar o corpo para a formação do cidadão atlético, forte e saudável.

A ginástica surgiu em meados do século XIX como uma forma de educar o corpo e disciplinar a população, logo se conectando com outras correntes artísticas do movimento corporal, como a dança, artes circenses e espetáculos de rua. Pode-se dizer que os movimentos naturais ou habilidades específicas do ser humano foram responsáveis pela evolução de um movimento ginástico de alguma modalidade esportiva, porém o ser humano evoluiu pela sua necessidade de sobrevivência, desenvolvendo-se mental e fisicamente para conseguir se adaptar as rotinas diárias, a corrida, natação, saltos, escaladas, ataques e defesas são movimentos instintivos desenvolvidos na primitiva.

Porém foi na Grécia antiga que surge a prática do movimento como forma de melhora do físico e do culto ao corpo, assim surgindo de fato à ginástica e os primeiros métodos de Educação Física, sendo a Grécia o berço dos Jogos Olímpicos por longos 12 séculos. Então podemos dizer que a ginástica é um esporte que desenvolve uma série de movimentos, como: força, flexibilidade e coordenação motora, partindo dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar num cavalo (necessidade da época), etc.

No Brasil a ginástica além de sofrer influências vindas da Europa pelos métodos: alemão, sueco e francês, também teve contribuição indígena, por meio das atividades rústicas e naturais, como a caça, pesca, o correr, nadar, saltar e também o arco e flecha. A Educação Física Brasileira esteve em muitos momentos envolvida com assuntos militares e médicos, onde se definia quais caminhos a educação física brasileira tomaria entre 1850 e 1930.

Surgindo no final do século XIX a ginástica higienista, que tinha por objetivo formar um cidadão forte e saudável, e ser parte de uma ação diária, ajudando na industrialização que iniciava na época. Porém foi em 1970 que a ginástica aeróbica ou ginástica de academia recebeu grande visibilidade quando foi para as academias, ganhando muitos adeptos. Em 1980 a ginástica aeróbica invadiu academias em São Paulo e Rio de janeiro, como forma de praticar exercícios físicos, voltada para o público em geral. Devido aos ritmos alucinantes, com atividades de alto impacto, ocasionaram muitas lesões na época devido aos excessos de saltos. No Brasil, a ginástica esta presente nas escolas, clubes, academias, também como esporte e rendimento.

A ginástica de academia ou ginástica aeróbica se caracteriza atualmente pela busca do condicionamento físico, emagrecimento, fortalecimento muscular, prevenção da saúde, além das questões ligadas a o culto do corpo estabelecido pela sociedade. Podendo ser realizada em espaços abertos ou fechados, com ou sem acompanhamento de profissionais de Educação Física, em grupo ou individualmente, com carga ou sem, com seqüência de exercícios para partes do corpo diferentes, dura cerca de 45 a 60 minutos geralmente, com movimentos rítmicos e intensos com alto gasto calórico, tendo por objetivo moldar o corpo e proporcionar hábitos de vida mais saudáveis, além da queima de gordura, glicose, e em alguns casos até proteína.

A ginástica aeróbica eleva a freqüência cardíaca, utilizando o oxigênio do praticante para acelerar o metabolismo e a queima de substratos. A Ginástica de Academia foi batizada por algumas denominações, como: Aeróbica, GAP, Step, Zumba, Jump, Hidroginástica, Spinning, Localizada, Pilates, Treino Funcional, entre outros.

Principais Características

Grécia Antiga Atenas Esparta

A Grécia Antiga surgiu nos meados do século VII, o sistema da época era democrático, onde só era considerados cidadãos os homens livres, atenienses e maiores de idade.

Além da filosofia, matemática, a escrita, a arte, eles também tinha uma preocupação com corpo, buscando sempre um equilíbrio, onde buscavam o culto ao corpo perfeito, desempenhando um papel fundamental no sistema educativo grego para o equilíbrio harmônico entre as aptidões físicas e intelectuais. Acreditavam que quanto mais forte e inteligente fosse um homem, mais perto de um Deus ele seria.

Não existia academia, pesos, sendo que o ideal era atingir o máximo linear, desenvolvimento, ápice e forma natural. A Grécia foi sede dos jogos Olímpicos que ocorriam de 4 em 4 anos, devido as dominações macedônicas e do império Romano. Também marcada por uma sociedade democrática, moderna e sede de um centro cultural importante na época. Tinha a educação à formação intelectual dos jovens e homens.

A educação física era um dos ensinamentos importantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com