TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO HANDEBOL

Por:   •  30/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 4

A HISTÓRIA DO HANDEBOL

NO BRASIL E NO MUNDO

[pic 1]

Curso: Ed. Física-Noturno

Prof.: MARLOS

Aluno: MAGDA CAMILA B. DA COSTA              RA: 5823163564

            JULIO CESAR G. DOS SANTOS                RA:5222103308

             GABRIELA PEREIRA GONÇALVES         RA: 7629704509

A HISTÓRIA DO HANDEBOL

Igualmente aos outros esportes ao mencionar a origem do Handebol nos deparamos com diferentes relatos por ser uma modalidade com mais de cem anos. De acordo com TENROLLER (2008) “diferencias bastante significativas nos mais diferentes aspectos da modalidade, desde datas, regras, participantes, organizadores, campeonatos, expoentes, enfim uma infinidade de itens”.

Conforme VIEIRA (2007), “o mais correto é falar que a modalidade é resultado de uma série de influências de jogos de equipe, de alta velocidade, em que a bola passava de mão em mão até encontrar o gol”. Os estudiosos seguem uma mesma linha, como o primórdio do Handebol o jogo denominado Urânia que teve sua primeira citação no conto da Odisséia de Homero, onde era utilizada uma bola com as dimensões de uma maçã. Também é citado nos jogos de recreação realizados na França na transição da Idade Média para o Renascimento, também são mencionados o Haandbold de Holger Nielsen (séc. XVIII), o Hazena criados pelos tchecos, e o El Balon do uruguaio Gualberto Valetta.

Desenvolvido pelo professor Max Heiser o jogo denominado “Torball” durante a Primeira Guerra Mundial (1915) para as funcionárias da fábrica Siemens, era praticado ao ar livre e seria o antecessor do handebol, após o término do combate em 1918 começou a ser praticado pelos homens. Segundo VIEIRA (2007) “os homens não demoraram a seguir o exemplo das mulheres, aderindo rapidamente ao esporte”.

No ano de 1918 Karl Schelenz modificou o “Torball” renomeando o esporte para handebol, oficializando as regras exclusivas para a modalidade, onde eram onze contra onze e era praticado em um campo de futebol. De acordo com VIEIRA (2007) “o professor Schelenz gozava de grande prestígio em seu país, o que favoreceu a rápida difusão do handebol não só na Alemanha, mas também em países vizinhos como Áustria e Suíça”.

A primeira participação Olímpica ocorreu em 1936 nos jogos Olímpicos de Berlim, com a vitória da Alemanha. Com a crescente prática do esporte e influenciados pelo frio, a chuva e a neve a modalidade passou a ser executada dentro de quadras cobertas, como é praticado na atualidade. “A versão mais compacta da modalidade, com maior velocidade e lances muito mais emocionantes, logo cativou o público, garantindo audiência para o handebol, o de “quadra” ou “salão”, segundo VIEIRA (2007).

Em 1972 nos jogos de Monique só os homens participavam, somente em 1976 em Montreal houve a disputa para as mulheres. O campeonato Mundial e Olímpico de handebol é realizado a cada quatro anos. De acordo com TENROLLER (2008) “os países que se destacam nesta modalidade são: Espanha com cinqüenta mil esportistas federados, França com trezentos mil federados e Alemanha com um milhão de federados”.

 

A HISTÓRIA DO HANDEBOL NO BRASIL

No Brasil os relatos seguem a mesma linha, devido as sequelas dos combates na Europa por volta de 1930, os imigrantes desembarcaram em São Paulo e introduziram a modalidade praticada lá, mas foi no ano de 1954 que Auguste Listello aplicou um curso Internacional sobre as aulas de handebol. Por TENROLLER (2008) “a sua popularidade se deu a partir dos jogos Estudantis e Universitários”.

Mesmo não tendo a dimensão do futebol, do vôlei ou de outras modalidades da mídia, o handebol, é muito praticado nas escolas do Ensino Fundamental e médio; porém devido a indiferença de patrocinadores e rede televisiva o Brasil não detém bons resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (255.1 Kb)   docx (823.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com