TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA E TEORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  1/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA E TEORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Curitiba

2016


1) Na Pré-História, quais eram as manifestações de atividades físicas predominantes? Por quê?

O homem pré-histórico utilizava se dos movimentos como forma de manifestação de atividade física, movimentos que lhes exigiam força, velocidade e resistência, nessa época o homem dependia desses movimentos para sobreviver, muitos eram nômades e se deslocavam grandes distancias em busca de moradia, para isso andava, corria, saltava, nadava, e lutava contra outros povos e contra animais.

2) Na Idade Antiga, que evento aconteceu na Grécia que influencia até hoje a área de Educação Física? Cite uma influência disso para a Educação Física dentro da escola. Cite uma influência disto para a Educação Física fora da escola.

Os jogos olímpicos da antiguidade foi um evento que aconteceu na Grécia, no período da idade antiga, evento que influencia a área da educação física até os dias de hoje, onde temos os jogos olímpicos que é o maior evento esportivo do mundo. Na escola isso influenciou para que a educação física tornasse parte do processo pedagógico. Fora da escola teve influencia em grandes eventos esportivos, como a copa do mundo de futebol, que é o principal evento do futebol mundial.

3) Por que se pode afirmar que a Idade Média foi um período de trevas para a Educação Física?  

Por que foi nesse período que o sistema político e social fez as atividades físicas ficarem em segundo plano, com a divisão do império romano e a igreja desvalorizando e condenando os jogos e manifestações, assim poucas atividades físicas foram praticadas na época, a igreja encorajava o homem a outros ideais, então o exercício físico desapareceu na idade média.

4) No Renascimento, o que aconteceu com as manifestações de atividade física? Por quê?

Por conta do movimento humanista, que volta a valorizar o belo, as atividades físicas são resgatadas e tornasse assunto entre os intelectuais, pois o homem volta a se importar com o corpo. No ensino superior, exercícios como, salto, corrida e natação voltam a ser praticados.  

5) Na Idade Moderna, quais eram as manifestações predominantes de atividade física? Por quê?

Na idade moderna aconteceram muitas manifestações de atividades físicas, nesse período foi dado continuação no processo de revitalização das atividades físicas, que tinham se iniciado no renascimento. As manifestações aconteciam nos treinamentos militares, no processo educativo com auxilio do esporte, isso por que foi criado por alguns países europeus o movimento ginástico europeu. Também nessa época acontece o renascimento dos jogos olímpicos, trazendo manifestações de atividades físicas em varias modalidades esportivas e em formas de competição.

6) Como ocorreu a inclusão da Educação Física no Brasil? Cite duas influências que ela sofreu ao longo de sua história até os anos de 1980.

A inclusão acontece por meio do sistema escolar. Na década de 1980 o Brasil é influenciado pelos métodos ginásticos europeus, deixando de lado a relação com o militarismo. Próximo a década de 1960 a influencia da escola francesa fez o Brasil adotá-la oficialmente como método de educação física nas escolas do país.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com