TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Educação Física no Brasil

Por:   •  17/9/2020  •  Artigo  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

História da Educação Física no Brasil

Quando os portugueses chegaram os índios dançavam, saltavam, caçavam com arco e flecha, pescavam e nadavam. Exercícios naturais e necessários para sua sobrevivência. Também haviam práticas ligadas à cultura indígena como jogos de peteca, corrida e lutas.

Com a vinda de negros escravizados para o Brasil, surge a capoeira, luta que utiliza o próprio corpo como instrumento e muito praticada até hoje. Na época, a elite acreditava que exercícios físicos eram uma atividade somente para escravos e que seus filhos deveriam se dedicar ao desenvolvimento intelectual.

Em 1808, com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das elites

Educação Física na formação dos brasileiros se consolida somente em 1882, com o parecer de Rui Barbosa sobre a “Reforma do Ensino Primário, Secundário e Superior”. Ele defende a Ginástica como elemento indispensável para formação integral da juventude. Buscava instituir uma sessão essencial de Ginástica em todas as escolas de ensino normal; estender a obrigatoriedade da Ginástica para ambos os gêneros.

No entanto, a implementação da Ginástica nas escolas, inicialmente ocorreu apenas em parte do Rio de Janeiro, capital da República, e nas escolas militares

Na primeira fase do Brasil república, houve a profissionalização da Educação Física com as escolas de Educação Física que tinham como objetivo principal a formação militar.

Porém é na segunda fase do Brasil república, que começa a ganhar destaque perante aos objetivos do governo. Com as reformas de Getúlio Vargas, a área ganha destaque nas políticas públicas com a criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC). A Educação Física obrigatória em todos os níveis escolares foi uma das formas do governo promover hábitos higiênicos e de saúde entre a população.

Eugênica, higienista e militarista, utilizado para aquisição e manutenção da higiene física e moral.

Após a 2ª Guerra Mundial e durante a Ditadura Militar no Brasil. O regime militar investiu em competições esportivas, buscando fazer da Educação Física um sustentáculo ideológico, a partir do êxito em competições esportivas de alto nível.

Atualmente o papel da Educação Física para o desenvolvimento humano pleno, sendo uma importante ferramenta para o aprendizado, saúde mental, integração social e exercício da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com