TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Da Saúde Pública No Brasil E Sicko: A Luta Pelo O Direito À Saúde

Por:   •  26/9/2023  •  Resenha  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DE ENSINO REGIONAL ALTERNATIVA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Prof. Cristiane Kelly Aquino

WELLINGTON PEREIRA DOS SANTOS

HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL E SICKO: A LUTA PELO O DIREITO À SAÚDE

Desenvolvido mediante a uma parceria entre o Ministério da Saúde Brasileira, a Universidade Federal Fluminense e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o documentário "Políticas de saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde” foi dirigido por um dos maiores cineastas político do país, Renato Tapajós. Trata-se de uma obra bastante didática e muito importante para compreensão histórica sobre as políticas de saúde implementadas no Brasil. Já o filme Sicko, foi uma obra dirigida pelo grande cineasta e escritor norte-americano, Michael Moore. O filme relata como a utilização de planos de saúde, propostos somente por empresas privadas, foram totalmente ineficientes para o modelo de saúde dos Estados Unidos.

        O documentário brasileiro retrata a saúde do país desde o início do século XX. Mostra como surgiu a ideia de se criar um sistema de previdência e assistência médica para os trabalhadores e como as estruturas de saúde foram centralizadas e uniformizadas, durante o governo de Getúlio Vargas. Enfatiza como foram criados os Institutos de Assistência e Previdência Social (IAPS), que posteriormente se transformariam no atual Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Destaca sobre a importância, durante a segunda guerra mundial, da criação do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), que atendia à população da Amazônia.

Além disso, no governo de Juscelino Kubitscheck, realça a atuação da iniciativa privada e da medicina de grupo sobre as mudanças no atendimento à saúde da população brasileira. O filme mostra também cenas da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, que debatia a saúde pública no país. E ressalta o atual Sistema Único de Saúde (SUS), garantido pela Constituição de 1988, e seus grandes avanços alcançados em todo o país.

         Com relação ao filme dirigido por Michael Moore, o mesmo relata o acordo firmado entre o então presidente americano, Nixon, com o dono de uma das maiores companhias de saúde dos EUA, dando início assim ao sistema de saúde privada no país e gerando milhões as empresas responsáveis. Ressaltar o grande descontentamento por parte dos norte-americanos que sofreram e ainda sofrem com a falta de efetividade garantidos pelos planos de saúde, onde os mesmos, apesar de assegurados, não conseguem assistência mínima e adequado nos atendimentos e tratamentos.

Enfatiza também a importância da reforma na saúde dirigida pela primeira dana Hilary Clinton, no governo de Clinton. Onde mostra como ela conseguiu efetivar, por um período de tempo, a universalidade do sistema sendo possível que os cidadãos desfrutassem do atendimento público de saúde independentemente de condições financeiras, sociais e raciais, entre outras. Entretanto, por meio de alguns “favores”, as empresas envolvidas no sistema conseguiram reverter a situação e derrubar a reforma, voltando assim a funcionar o sistema de seguros de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com