TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Futsal

Por:   •  28/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

O futsal é uma das modalidades esportiva bastante conhecida no Brasil e no mundo praticado pela população em geral. É um esporte que foi adaptado do campo para a quadra. Existem duas versões da existência dessa modalidade a primeira e mais provável foi criado na década de 30 no Uruguai, Juan Carlos Ceriane Gravier professor de educação física da associação Cristã de moço em Montevidéu deu origem a esse esporte que na época denominou como Indoor Football. Devido seu vasto crescimento estabeleceu regras para disciplinar sua prática. A outra versão segundo a CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) “[...] que o futebol de salão começou a ser jogado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo (SP), pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas ''peladas'' nas quadras de basquete e hóquei. [...]”

Segundo Tenroller (2004, pag. 20), “O futsal é considerado por muitas pessoas como genuinamente brasileiro. Mas por que será? As referências de estudos encontradas nos levam a crer, conforme supramencionado, que sua origem é Uruguaia. Na verdade, o motivo que leva a essa dúvida ocorre por que no Brasil a difusão do futsal ocorreu de forma rápida, principalmente a partir da ACM de São Paulo. Quando alguns brasileiros fizeram se presente na ACM do Uruguai, eles retornaram para trazer as primeiras regras lá organizadas por Ceriani”.

Em 28 de Julho de 1954 foi fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a primeira federação estadual do Brasil. (CBFS,2014). Com o passar dos anos surgiram outras federações pelos estados brasileiros.

CBFS (2014), Em 1971, foi fundada a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA). Augusto (2018, p, 12), “O futsal foi criado na década de 1990, a partir do futebol de salão, sendo oficialmente reconhecido pela FIFA. Já o futebol de salão nunca teve seu reconhecimento pela Federação, sendo organizado pela Associação Mundial de Futsal (AMF)”.

Suas características se baseiam em duas equipes de cinco integrantes cada nas seguintes posições:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com