TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e Teoria da Educação Física

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade no Portfólio 6a Semana

Objetivos:

- Compreender conceitos básicos importantes para a área da Educação Física e Motricidade Humana.

- Estudar o processo histórico de formação e desenvolvi mento destes conceitos na área.

- Reconhecer as diferenças entre algumas práticas sociais relacionadas à Educação Física.

Descrição da atividade:

Com base nas leituras propostas na Unidade 1 e no Capítulo II de Castellani Filho (2010), responda às seguintes questões:

1) Na Pré-História, quais eram as manifestações de atividades físicas predominantes? Por quê? (máximo de 8 linhas).

2) Na Idade Antiga, que evento aconteceu na Grécia que influencia até hoje a área de Educação Física? Cite uma influência disso para a Educação Física dentro da escola. Cite uma influência disto para a Educação Física fora da escola. (máximo de 8 linhas).

3) Por que se pode afirmar que a Idade Média foi um período de trevas para a Educação Física? (máximo de 8 linhas).

4) No Renascimento, o que aconteceu com as manifestações de atividade física? Por quê? (máximo de 8 linhas).

5) Na Idade Moderna, quais eram as manifestações predominantes de atividade física? Por quê? (máximo de 8 linhas).

6) Como ocorreu a inclusão da Educação Física no Brasil? Cite duas influências que ela sofreu ao longo de sua história até os anos de 1980 (máximo de 8 linhas).

1) As manifestações de atividades físicas predominantes na pré-história eram lutar, correr, saltar e nadar. No período da Pré-história, praticamente todas as atividades humanas dependiam do movimento, da atividade física, pois os homens viviam numa situação de nomadismo, ou seja, precisa¬vam se deslocar em busca de alimentos e necessitavam caçar e pescar. Sendo assim, as constantes migrações em busca de moradia faziam com que esses povos realizassem extensas caminhadas, ao longo das quais lu¬tavam, corriam, saltavam e nadavam. Atividades físicas que desenvolviam força, velocidade e resistência para a sobrevivência.

2) O evento ocorrido na Grécia Antiga foram as Olimpíadas. Uma das influencias das olimpíadas dentro das escolas é a ampla diversidade de modalidades que podem e devem ser exploradas o que agrega valor e ensina respeito pelas diferenças. E o aprendizado de que o esforço e a dedicação para alcançar seus objetivos e sonhos trazem resultados fortalecem o caráter.

3) Com o fortalecimento da Igreja Católica se estabeleceu uma divisão entre o físico e intelectual, o que levou ao total descaso pelas coisas materiais. Os ensinamentos da Igreja Católica, combinados com a ignorância da época levaram a crer que a vida eterna era alcançada pela mortificação do corpo. E assim também buscando fugir da cultura dos jogos e manifestações públicas romanas a Igreja Católica foi responsável por desencorajar as atividades físicas levando o homem a ter como prioridade à conquista da vida celestial.

4) O Renascimento reintroduz as manifestações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com