TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO, MANUTENÇÃO E POSSÍVEL RECUPERAÇÃO DA SAÚDE NOS PORTADORES DE DIABETES TIPO 2

Por:   •  11/12/2018  •  Artigo  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 10

ANTONIO JOSEMAR BEZERRA DA SILVA – 8004433

A importância da atividade física na prevenção, manutenção e possível recuperação da saúde nos portadores de diabetes tipo 2

        

 POLO MACEIO

2018


RESUMO

O presente estudo foi realizado para mostrar a necessidade e a importância que os portadores da diabetes mellitus tipo 2 tem em realizar atividade física. Hoje em dia o treinamento de força traz benefícios no tratamento de uma doença que está se tornando comum entre a população mundial, essa doença está atingindo não só adulto, mais atingi também uma boa parcela dos adolescentes no mundo sendo responsável por um grande número de mortes. O objetivo do presente estudo é reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde nos portadores de diabetes tipo 2. O estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica através de leitura em artigos científicos e leituras consultadas no acervo de dados direcionados pelo Google acadêmico. Programas de exercício físico associado a uma alimentação balanceada têm demonstrado ser eficientes no controle glicêmico de diabéticos, melhorando a sensibilidade à insulina e tolerância à glicose e diminuindo a glicemia sanguínea desses indivíduos. O treinamento de força vem sendo cogitado como um método específico de condicionamento físico que envolve o uso progressivo de cargas, bem como de diferentes modelos e métodos de treinamento. Grande parte da literatura que dá suporte ao uso do exercício físico na reabilitação de pacientes diabéticos está baseada em estudos que utilizaram como forma de condicionamento físico exercícios dinâmicos, aeróbicos, que utilizavam predominantemente os membros inferiores.

PALAVRAS-CHAVES: Treinamento de Força. Tratamento. Diabetes tipo2.

INTRODUÇÃO

         

Hoje em dia o treinamento de força traz benefícios no tratamento de uma doença que está se tornando comum entre a população mundial, a diabetes tipo 2, essa doença está atingindo não só adulto, mais atingi também uma boa parcela dos adolescentes no mundo, sendo responsável por um grande número de mortes. Como parte de uma intervenção inicial ao tratamento desta doença, saindo do convencional aos fármacos, estudos vem mostrando que a inclusão da atividade física regular traz benefícios a essa população portadora da síndrome metabólica (diabetes tipo 2).

De acordo OMS (2006), foi constatado que em todo o Mundo, 987.000 mortes no ano de 2002 ocorreram por conta do diabetes, isso representa 1,7% da mortalidade geral. O diabetes do tipo 2 é a terceira causa de mortalidade no Mundo, ou seja, acredita-se que; 7,6 % da população sofram da doença.

        Normalmente, as pessoas com diabetes tipo 2 não apresentam sintomas no início, podendo ter a doença assintomática por muito anos. As pessoas com diabetes tipo 2 produzem insulina, Entretanto, o corpo pode criar uma resistência à insulina – ou seja, ele não responde da forma como deveria à ação da insulina e não a utiliza corretamente. Também pode acontecer do indivíduo com diabetes mellitus não produzir insulina suficiente para suprir as demandas do seu corpo. Nesse processo, a insulina insuficiente não consegue carregar todo o açúcar para dentro das células, e ele acaba se acumulando no sangue. Hoje temos vários estudos mostrando que pode combater essa doença com a prática de exercícios físicos e uma dieta adequada.

Conforme Colberg (2010), a atividade física regular é a prática mais importante para retardar os efeitos do envelhecimento, controlar o açúcar sanguíneo e reduzir o risco de complicações de doenças metabólicas, além de melhorar a sensibilidade à insulina, diminuírem os fatores de risco cardiovascular, promovendo o aumento na massa muscular, diminuição da gordura, melhora no estado psicológico e do stress associado ao diabetes.

OBJETIVO

O objetivo do presente estudo é reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde nos portadores de diabetes tipo 2, mostrando que a prática de exercícios pode melhora a capacidade funcional do corpo e a qualidade de vida dessas pessoas.

METODOLOGIA

O estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica através de leitura em artigos científicos consultados nas bases de dados direcionados pelo Google acadêmico, para tanto se utilizou os seguintes descritores: treinamento de força, tratamento e diabetes mellitus tipo 2.

DESENVOLVIMENTO

A prática de atividade física como o treinamento de força juntamente com uma dieta adequada estão sedo considerado uma importante ferramenta no tratamento de indivíduos com diabetes do tipo 2. Programas de exercício físico associado a uma alimentação balanceada têm demonstrado ser eficientes no controle glicêmico de diabéticos, melhorando a sensibilidade à insulina e tolerância à glicose e diminuindo a glicemia sanguínea desses indivíduos.

Segundo Carvalho e col., (2015) A realização de exercício físico é uma importante ferramenta para a prevenção e tratamento de pacientes com diabetes. Seu papel está relacionado à melhora do metabolismo da glicose no músculo esquelético bem como a redução dos fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes como a obesidade e o sedentarismo.

Os benefícios da pratica do exercício físico para os pacientes diabéticos são vários, entre eles podemos destacar a diminuição das concentrações de glicose sanguínea antes e após o exercício, diminuição do uso de medicamentos, melhora na sensibilidade à insulina e no condicionamento cardiovascular e consequente a diminuição dos fatores de risco cardiovascular. Por tanto, a prática sistemática de exercícios físicos é fundamental para controle e tratamento da diabetes. (FRANCHI e col., 2008).

Entre as atividades realizadas por parte destes indivíduos, o treinamento de força vem sendo recomendado por diversas instituições de saúde para prevenção e tratamento de doenças crônicas. O artigo relatou que foram encontrados apenas cinco artigos que não apresentaram alterações sobre circunferência, glicemia e os lipídeos. No entanto outros artigos mostram que houve aumento de força e massa livre de gorduras.

Para Danilo e col., (2006) a diabetes mellitus é uma síndrome metabólica aplicada a um número de anormalidades anatômicas e bioquímicas, onde possui um distúrbio no equilíbrio da glicose, seguindo da incapacidade das células betas, na porção endócrina do pâncreas. E os mesmos definem a diabetes como uma síndrome determinada por um grupo composto de causas como: hiperglicemia, absoluta ou relativa, deficiência da ação da insulina e o desenvolvimento das complicações tardias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com