TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Bens e Posses

Por:   •  10/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 5

1)A) Pela teoria de IHERING adotada parcialmente pelo Código Civil de 2002, em seu art. 1.196,  “considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pelo ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade”, este conceito possibilitou o desdobramento da posse que ocorre quando o proprietário da coisa transfere o poder de fato sobre ela a terceiro, mas se mantém como possuidor indireto, além disso, duas ou mais pessoas exercem a posse da mesma coisa, porém, em graus diferentes – como previsto no art. 1.197 do Código Civil de 2002.

No caso descrito, há um direito de propriedade de Tício e Caio que coexiste com o usufruto de seus pais (José e Maria) e, uma cláusula resolúvel (arrendamento) que da aos inquilinos posse direta do bem, de maneira que não prejudica a garantia hipotecária, nem a detenção jurídica exercida por Astolfo, estabelecendo assim uma relação vertical – onde há mais de um possuidor para a mesma coisa, entretanto em patamares diferentes como mostrado a seguir;

José e Maria: direito real sobre coisa alheia (usufruto);

Tício e Caio: titulares da nua propriedade;

Ana e Roberto: posse direta (locação);

Astolfo: detenção jurídica;

Banco: credor hipotecário do bem (ônus real de garantia).

Os direitos reais possuem três classes: de uso e fruição; de garantia; e de aquisição. Entretanto, apenas nos de uso e fruição encontrados no art. 1.225 do CC e se dividem em cinco espécies – para Flavio Tartuce (Flávio, T. Direito Civil - Direito das Coisas - Vol. 4. Grupo GEN, 2020. 9788530989361. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788530989361/. Acesso em: 10 Oct 2021) “são situações reais em que há a divisão dos atributos relativos à propriedade ou domínio [...], transmitem-se a outrem os atributos de gozar ou fruir a coisa, com maior ou menor amplitude”.

B) A Constituição Federal em seu art. 5°, inciso XXIII impõe que a propriedade deve cumprir a sua função social – que, por sua vez, limita o direito da propriedade para que o seu exercício não seja prejudicial ao bem coletivo, como reafirmado pelo art. 1.228 do Código Civil de 2002 em seu §1° que traz: “o direito da propriedade deve ser exercido em consonância com as suas finalidades econômicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna as belezas naturais, o equilíbrio ecológico e o patrimônio histórico e artístico, bem como evitada a poluição do ar e das águas”, dito isso, a propriedade cumpre a sua função social quando seu proprietário a utiliza de maneira sustentável e respeita a legislação trabalhista.

No caso em tela, trata-se da propriedade rural, que, para cumprir sua função social deve simultaneamente estar dentro dos requisitos do art. 186 da Constituição Federal e, caso não cumpra com o estabelecido, ficará exposta ao art. 184 do mesmo ordenamento jurídico que prevê: “o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em lei”.

 

C) Para Caio Mário da Silva Pereira “dá-se condomínio, quando a mesma coisa pertence a mais de uma pessoa, cabendo a cada uma delas igual direito, idealmente sobre todo e cada uma de suas partes” (PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições..., 2012, v. IV, p.151), simplificando, nada mais é que o direito ao todo tido por mais de uma pessoa sobre o mesmo objeto, podendo ter diversas classificações, entre elas a forma ou modo em que pode se estabelecer: pro diviso: “a comunhão existe de direito, mas não de fato”; e pro indiviso: “a indivisibilidade é de direito e de fato. A propriedade é exercida e comum, sob a égide das quotas ideias” – conceitos retirados do livro Direito Civil – Direitos Reais – vol. 4 – Sílvio de Salvo Venosa.

Dito isso, no caso em tela existe condomínio entre Tício e Caio que possuem o mesmo direito sob a posse da chácara na qualidade de pro indiviso pois não há especificação determinada de partes ou direitos sobre tal bem.

2) A) A relação possessória existente entre os sucessores mencionados caracteriza desdobramento possessório ou composse? Por quê? (5,0)

O art. 1.199 do Código Civil de 2002 conceitua a composse como: “Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, poderá cada uma exercer sobre ela atos possessórios, contanto que não excluam os dos outros compossuidores”, assim sendo, é caracterizada quando duas ou mais pessoas exercem simultaneamente os mesmos poderes possessórios sobre a mesma coisa, diferentemente do desdobramento possessório, onde os poderes possessórios são exercidos em patamares diferentes como explicado no art. 1.197 Código Civil de 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com