TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º ANO À 8ª SÉRIE

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.109 Palavras (21 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II        6

3.        OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO        7

4.        DIAGNÓSTICO DA ESCOLA        8

4.1 Histórico Da Escola        8

4.2 Quantidade de Alunos        9

4.3 Dimensão Física        9

5.        A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º ANO À 8ª SÉRIE        12

6.        A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO        13

7.        SER PROFESSOR: RELAÇÃO TEORIA E PRATICA        13

8.        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        15

8.1        Ensino fundamental II (6° ao 9° ano)        15

8.2 Ensino Médio        17

9.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        22

ANEXOS        23


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho relata o desenvolvimento da disciplina de estágio supervisionado II, na qual solicitou-se a regência na disciplina de educação física, afim de proporciona aos formandos a oportunidade de conhecer seu futuro local de trabalho.

O estágio de regência foi realizado com as turmas do ensino médio matutino composto por alunos na faixa etária de 15 a 21 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Olgarice da Silva Rodrigues localizada na sede do munícipio Aveiro no estado do Pará com inicio em 5 de março de 2018 e com as turmas do ensino fundamental do 6° ao 9° ano da Escola Estadual de Ensino Médio Olgarice da Silva Rodrigues com termino dia 14 de abril de 2018. Neste trabalho será descritos as fases do estágio bem como as conclusões a respeito da situação do processo ensino-aprendizagem da educação física.

Cada etapa do estágio é fundamental, pois aperfeiçoa o conhecimento teórico e prático com suas particularidades e só um objetivo: envolver os acadêmicos no processo de reflexão a serem apresentados na sala de aula, ou seja, refletir sua metodologia e transmitir o conhecimento de forma coerente e respeitando a diversidade do educando e a realidade escolar do aluno com um único fim: uma aprendizagem de qualidade.

O estágio curricular supervisionado é um componente para a formação dos futuros docentes em educação básica, definido nos termos da lei de diretrizes de bases da educação nacional (LDB), n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, legislação vigente que trata da pratica educacional, em conformidade com as normas da resolução e a carga horária do curso de licenciatura. De graduação plena, de formação de professores da Educação Física básica em nível superior.

Assim, o estágio é um complemento importante que contribuem para a formação acadêmico dos futuros profissionais e da garantia de atuação no decorrer de suas funções exercidas. Porem, o estágio tem como proporcionar ao acadêmicos de curso de pedagogia do programa de formação dos professores da educação básica (PAFOR) propostas de intervenção capazes de promover atividades significativas em escolas de educação infantil. Favorecendo as crianças a desenvolverem atividades de caráter interativo, caracterizadas pelo desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural.

O trabalho da educação física nas séries de 1ª a 4ª série e na educação infantil é importante, pois possibilita aos alunos terem a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participarem de atividades culturais, como diversas modalidades e esportivas com finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. E por isso este relatório tem como objetivo apontar a importância da educação física no ensino aprendizagem proporcionando e interagindo.

Faz necessário ressaltar, que o estágio contribuirá para a prática pedagógica como o crescimento pessoal e profissional, aprimorando os conhecimentos a serem exercidos na séries iniciais pelos futuros pedagógicos, é um espaço de dialogo de descobrir caminhos de superar obstáculos e construir um jeito de caminhar na educação.

 

  1. OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física de 1998, o aluno deve desenvolver suas habilidades no decorrer do terceiro e do quarto ciclo para que ao final do quarto ciclo os alunos sejam capazes de:

  • Participar de atividades de natureza relacional, reconhecendo e respeitando suas características físicas e de desempenho motor, bem como a de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.
  • Apropriar-se de processos de aperfeiçoamento das capacidades físicas, das habilidades motoras próprias das situações relacionais, aplicando-os com discernimento em situações-problema que surjam no cotidiano; adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade na prática dos jogos, lutas e dos esportes, buscando encaminhar os conflitos de forma não-violenta, pelo diálogo, e prescindindo da figura do árbitro. Saber diferenciar os contextos amador, recreativo, escolar e o profissional, reconhecendo e evitando o caráter excessivamente competitivo em quaisquer desses contextos;
  • Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura despojada de preconceitos ou discriminações por razões sociais, sexuais ou culturais. Reconhecer e valorizar as diferenças de desempenho, linguagem e expressividade decorrentes, inclusive, dessas mesmas diferenças culturais, sexuais e sociais. Relacionar a diversidade de manifestações da cultura corporal de seu ambiente e de outros, com o contexto em que são produzidas e valorizadas;
  • Aprofundar-se no conhecimento dos limites e das possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas posturas e atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para melhoria de suas aptidões físicas. Aprofundar as noções conceituais de esforço, intensidade e frequência por meio do planejamento e sistematização de suas práticas corporais. Buscar informações para seu aprofundamento teórico de forma a construir e adaptar alguns sistemas de melhoria de sua aptidão física;
  • Organizar e praticar atividades corporais, valorizando-as como recurso para usufruto do tempo disponível, bem como ter a capacidade de alterar ou interferir nas regras convencionais, com o intuito de torná-las mais adequadas ao momento do grupo, favorecendo a inclusão dos praticantes. Analisar, compreender e manipular os elementos que compõem as regras como instrumentos de criação e transformação;
  • Analisar alguns dos padrões de beleza, saúde e desempenho presentes no cotidiano, e compreender sua inserção no contexto sociocultural em que são produzidos, despertando para o senso crítico e relacionando-os com as práticas da cultura corporal de movimento;
  • Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promoção de atividades corporais e de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade do ser humano e um direito do cidadão, em busca de uma melhor qualidade de vida.

  1. OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

No que tange a importância da educação física no ensino médio, os PCNs do ensino médio 2000 apontam que no decorrer do ensino médio, o aluno deve estar apto para desenvolver as seguintes competências:

  • Compreender o funcionamento do organismo humano, de forma reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como recursos para a melhoria de suas aptidões físicas.
  • Desenvolver as noções conceituais de esforço, intensidade e frequência aplicando-as suas práticas corporais.
  • Refletir sobre as informações específicas da cultura corporal, sendo capaz de discerni-las reinterpreta-las em bases cientificas, adotando uma postura autônoma na seleção de atividades e procedimentos para a manutenção e aquisição da saúde.
  • Assumir uma postura ativa, nas práticas das atividades físicas e consciente da importância dela na vida do cidadão.
  • Compreender as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão.
  • Participar de atividades em pequenos e grandes grupos, compreendendo as diferenças individuais e procurando colocar para que o grupo possa atingir os objetivos a que se propôs.
  • Reconhecer na convivência e nas práticas pacíficas, maneira eficazes de crescimento coletivo, dialogando, refletindo e adotando uma postura democrática sobre os diferentes pontos de vista posto em debate.
  • Interessar-se palas múltiplas variações da atividade física, enquanto objeto de pesquisa área de grande interesse social e mercado de trabalho promissor.
  • Demostrar autonomia na elaboração de atividades corporais, assim como capacidade para discutir e modificar regras, reunindo elementos de várias manifestações de movimentos e estabelecendo uma melhor utilização dos conhecimentos adquiridos sobre a cultura corporal.

  1. DIAGNÓSTICO DA ESCOLA

4.1 Histórico Da Escola

Caracterizando a escola

  A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Olgarice da Silva, localizada na rua Júlio Guedes dos Santos s/n, zona rural do município de Aveiro estado do Pará.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (193.1 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com