TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE PARA JOGADORES DE FUTEBOL

Por:   •  26/9/2015  •  Monografia  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

Aluno------------

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE PARA JOGADORES DE FUTEBOL

BRASÍLIA

2012

[pic 3][pic 4]

Aluno ------

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE PARA JOGADORES DE FUTEBOL

Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da Faculdade Albert Einstein como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Educação Física.

Professor Orientador:

BRASÍLIA

2012

Dedicatória

[pic 5]

Aos meus pais e minhas irmãs que sempre me apoiaram nas horas mais difíceis da minha vida, servindo como exemplo de força e coragem.

A minha noiva que sempre que precisei estiveram por perto me ajudando durante esta jornada.

E aos meus colegas de trabalho que nunca deixaram de acreditar na minha vitória.  


Agradecimentos

[pic 6]

Agradeço primeiramente a Deus, que lá de cima está vendo a dificuldade que estou atravessando para terminar este curso, sem a benção dele eu não conseguiria.

À minha Família pela compreensão nos momentos mais difíceis, eles sempre me abraçaram e nunca deixou que desistisse, e esse apoio de motivação foi sempre minha força para esta vitória.

Agradeço também aos professores da FALBE, que sempre nas horas mais difíceis souberam como contornar os problemas e aprimoraram meus conhecimentos na prática esportiva.

E também quero agradecer aos meus colegas de curso, por todos esses anos que passamos juntos dentro da sala de aula batalhando com muitas alegrias e companheirismo.


[pic 7]

Nossa sabedoria vem de nossa experiência,

e nossa experiência, de nossas tolices.(Sacha Guitry) 


Resumo

[pic 8]

Este trabalho objetivou avaliar a importância da flexibilidade na prática do futebol. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica. Com isso estará identificando a importância da flexibilidade, as dificuldades e possibilidades perante todas as exigências atuais, principalmente de nossa sociedade desportiva. Conclui-se que a flexibilidade é de suma importância para o atleta, principalmente para os atletas de alto nível, por isso deve-se ser feito uma periodização respeitando o principio da individualidade biológica, tendo um controle sobre todas as valências motoras, para que o atleta execute com maior precisão todos os fundamentos quando se for exigido.

Palavras chave: flexibilidade, futebol, jogadores.

SUMÁRIO[pic 9]

1. INTRODUÇÃO        

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

2.1. A preparação física no futebol e suas demandas fisiológicas        

2.2. Capacidades motoras imprescindíveis para jogadores de futebol        

2.3. A importância da flexibilidade        

2.4. Treinando a flexibilidade        

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que nos dias de hoje existem muitas pessoas que procuram o futebol por vários motivos dentro os quais pode-se citar melhoria do condicionamento físico, melhorar a socialização, melhoria da estética e muitos ainda procuram melhorar sua situação financeira. A mídia é um dos meios que incentiva bastante a procura das pessoas pelo futebol, aqui no Brasil chega-se a falar que é o país do futebol, que é daqui que saem os maiores craques, a televisão, rádios e outros meios de comunicação utilizam seus espaços nobres para mostrar tal esporte.

O que vê-se hoje em dia e que alguns atletas são vistos como ídolos pelas crianças, acaba que elas querem copiar tais pessoas o que também torna-se um meio de incentivo para a prática do futebol. Aqueles que procuram melhoria da situação financeira ingressando no esporte de alto rendimento são necessários algumas capacidades motoras para melhor executar os fundamentos, não deixando de ser importantes tais capacidades para pessoas que praticam o esporte por lazer e outros, mas que muitas vezes não são tão cobrados quanto aos atletas de alto rendimento. Capacidades essas que pode-se citar a flexibilidade, a força, resistência, velocidade, coordenação, equilíbrio e agilidade.

Por esse motivo o objetivo do presente estudo revisar bibliograficamente a flexibilidade em jogadores de futebol, para entender possíveis benefícios e malefícios de tal capacidade motora na prática do futebol.


2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1. A preparação física no futebol e suas demandas fisiológicas

Hoje os aspectos científicos do treinamento físico estão muito desenvolvidos, os profissionais se especializam cada vez mais, utilizando computadores e os mais variados aparelhos eletrônicos possíveis, para determinar o nível de condicionamento e a evolução dos atletas. Portanto, percebe-se que a preparação física evoluiu de tal maneira que seria impensável a falta de um profissional especializado em treinamento físico integrando a comissão técnica de uma equipe (CUNHA, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com