TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORÇA E FLEXIBILIDADE DE ADOLESCENTES QUE PRATICAM FUTEBOL

Por:   •  22/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ENGENHARIA CIVIL

                                   

PROJETO DE PESQUISA:

FORÇA E FLEXIBILIDADE DE ADOLESCENTES QUE PRATICAM FUTEBOL

Palhoça

2012

PROJETO DE PESQUISA:

FORÇA E FLEXIBILIDADE DE ADOLESCENTES QUE PRATICAM FUTEBOL

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Civil  da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial para aprovação na disciplina de Universidade e Ciências.

Orientador: Profa. Conceição Aparecida Kindermann 

Palhoça

2015

  1. TEMA

Avaliar a força e flexibilidade de adolescentes que praticam futebol.

  1.  DELIMITAÇÃO DO TEMA

      Avaliar a força e flexibilidade de adolescentes entre 11 á 15 anos de idade que praticam futebol, que participam regularmente na Escolinha de Futebol do Avaí Futebol Clube de Forquilhinhas em São José-SC.

  1.  PROBLEMATIZAÇÃO

Qual a influencia do treinamento de futebol no desenvolvimento da força e flexibilidade de adolescente entre 11 e 15 anos de idade?

1.4 JUSTIFICATIVA

A denominação “Capacidades Motoras” tem sido introduzida gradativamente na terminologia da Ciência do Esporte e a maior parte dos países já faz uso para definir os pressupostos necessários para a execução e aprendizagem das ações motoras (BARBANTI, 2001, p.46).

Apesar de conhecida há várias décadas, a flexibilidade só se tornou popular na década de 1990. Mas como em tudo, visões diferentes sobre sua importância, métodos de desenvolvimento e efeitos são regra. Mais uma vez, os debates sobre a flexibilidade resultam da falta de definições consensuais, o que causa dificuldades de entendimento científico.  A flexibilidade é uma propriedade intrínseca dos tecidos moles do corpo que determinam a amplitude de movimento conseguida em uma articulação ou em um grupo delas, ou seja, da viscosidade dos músculos, ligamentos e outros tecidos (BARBANTI, 2010).

Deste trabalho esperam-se resultados que tragam conhecimento e direcionamento aos prestados serviços no futebol.

Além disso, se acredita que o presente estudo possa ser útil e venha a contribuir com a área da Educação Física, uma vez que pesquisas (testes) sobre a necessidade de verificar o desenvolvimento de algumas capacidades motoras dos alunos nas escolinhas de futebol são poucas.

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

Avaliar a força e flexibilidade de adolescentes que praticam futebol.

1.5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Avaliar a força dos adolescentes;
  • Avaliar a flexibilidade dos adolescentes;
  • Relacionar o desempenho dessas capacidades com resultados de estudos semelhantes.
  1.  HIPOTESES

O futebol é um esporte constituído em um conjunto particular de movimentos que, pela manipulação de uma bola com os segmentos corporais, incluindo os membros superiores, expressa as idéias e os sentimentos de indivíduos e, de uma maneira mais global, a cultura de povos. Juntas as habilidades motoras desempenhadas pelo jogador de futebol são coordenadas, consequentemente, em função de controlar a bola na medida exata de suas obrigações de estabelecer, através dela, relações com os outros, relações que podem ser de solidariedade, rivalidade, amor ou ódio, entre outras.

  1. DEFINIÇOES DOS CONCEITOS OPERACIONAIS

A força é reconhecida como uma característica neuromuscular com valor determinante no rendimento de vários esportes, onde o esportista precisa pôr o seu corpo em movimento quando parado, pará-lo quando se encontra em movimento, acelerá-lo quando as atividades exigirem, desviar a sua trajetória mudar de direção, saltar, lançar, um objeto, etc. Tanto no esporte como na atividade física, a força motora aparece no aparelho locomotor, dependendo do sistema nervoso que o dirige, do sistema ósseo que o sustenta e dos sistemas cardiovascular e respiratório que transportam os nutrientes necessários para o desenvolvimento de sua tarefa.

2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1 APTIDÃO FÍSICA

Conforme Barbanti (2003) aptidão física igualmente chamada aptidão motora. Nos esportes e na educação física a dimensão da aptidão física ou motora tem definição específica. Dependendo da situação e dos valores (como rendimento, bem estar, saúde, jovialidade, etc.) e de várias situações (lazer, ocupação) diversos conceitos foram desenvolvidos. Juntos esses conceitos são baseados nos princípios gerais da capacidade de rendimento físico ou da performance motora, mas eles diferem ente se na ênfase que determinam o rendimento (força, resistência, etc.). Nahas (2006) complementa que aptidão física, é um conjunto de características que as pessoas apresentam ou desenvolvem, e que permanecem incluídos com a disposição de realizar atividades físicas.

Para Gomes e Machado (2001), não se deve esquecer que a criança ou jovem atleta é levada à prática do futsal entusiasmado pelo meio e, em alguns casos, aspirando tornar-se um atleta profissional de futsal ou futebol. Entretanto, precisamos lembrar que este atleta não pode ser submetido ao mesmo método de formação técnica e competitiva dos adultos. O trabalho realizado com crianças deve ter a adaptação apropriada, atendendo seu desenvolvimento, além de respeitar ainda os seus interesses. De modo óbvio que a composição orgânica de uma criança de 07 anos não é igual a uma de 12 anos, que está prestes a entrar na puberdade. Muito menos o trabalho a ser concretizado com elas deve ter uma equivalência em termos quantitativos.

2.2 CAPACIDADES MOTORAS: FORÇA E FLEXIBILIDADE

2.2.1 Força

Qualquer movimento que executamos exige certo nível de força muscular, a força é tão importante no esporte quanto na nossa vida diária. Força é a qualidade do músculo, ou das coordenações neuromusculares, em exercer tensão na ação de empurrar, tracionar, ou elevar, vencendo ou não a resistência (SANTA’ANNA; ÁVILA, 2006). Para Barbanti (2010) se o conceito de força é mencionar ao movimento, pode- se apontar a força interna, causada pelos músculos e tendões, e a força externa, que atua precisamente ao corpo humano, por exemplo, a gravidade, o atrito, a resistência do ar, a oposição exercida por um adversário ou um peso que se queira levantar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (377.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com