TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO RESISTIDO PARA IDOSOS COM OSTEOPOROSE

Por:   •  20/4/2020  •  Monografia  •  6.343 Palavras (26 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADE DO CLUBE NÁUTICO MOGIANO

BRUNA ALVES CARDOSO

A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO RESISTIDO PARA IDOSOS COM OSTEOPOROSE

FACULDADE DO CLUBE NÁUTICO MOGIANO

BRUNA ALVES CARDOSO

A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO RESISTIDO PARA IDOSOS COM OSTEOPOROSE

Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao Curso de Educação Física da Faculdade do Clube Náutico Mogiano (FCNM), como requisito para a obtenção de nota da disciplina TCC II.

Orientador: Prof. Ms.Rafael Palmeira

RESUMO

A osteoporose é uma patologia responsável pela diminuição da quantidade da massa óssea, cuja doença é responsável por incapacitação de muitos idosos, acometendo principalmente mulheres após a menopausa, porém hoje em dia também podem afetar pessoas jovens quando não se tem uma boa qualidade de vida. Sendo assim o presente estudo veio contribuir objetivando verificar o que os autores da literatura relatam a respeito da importância ou contribuições que o treinamento resistido vem influenciando na população idosa com osteoporose, cujo objetivo também foi verificar a intensidade e volume do treinamento resistido, bem como os benefícios desta prática para este público da terceira idade. A metodologia utilizada tratou-se de um levantamento bibliográfico por meio de livros com a temática proposta e artigos científicos de um site de busca denominado Google Acadêmico. A análise de dados foi realizada por meio de tabelas para a elaboração dos resultados e discussões. Foi constatado através dos estudos que o treinamento resistido causa benefícios como aumento da densidade mineral óssea, melhora da qualidade de vida e melhora das capacidades físicas quando realizadas em 3 vezes por semana, com 2 a 3 séries de 6 a 12 repetições com uma intensidade de 50 a 80% da FC ou 1RM. Sugerem-se novos estudos para os profissionais da área da saúde para elaborarem novas pesquisas com metodologias experimentais, visto que a maioria dos artigos científicos discutidos tratavam-se de pesquisas de cunho teórico o que também dificultou na descrição no quesito intensidade e volume do treinamento resistido.

Palavras-chave: Idosos, Densidade óssea, Musculação, Osteoporose.

LISTA DE TABELAS

QUADRO 1        9

QUADRO 2        10

TABELA 1        19

TABELA 2        2

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1.        TERCEIRA IDADE        7

1.2.        OSTEOPOROSE        12

1.3.        OSTEOPOROSE E ENVELHECIMENTO        13

1.4.   EXERCÍCIO RESISITIDO.................................................................................14

2.        OBJETIVO        17

2.1.        OBJETIVO GERAL        17

2.2.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        17

3.        MATERIAL E MÉTODOS        18

3.1.        CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO        18

3.2.        PROCEDIMENTOS        18

3.3.        PLANO DE ANÁLISE DE DADOS        18

4.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        19

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

6.        REFERÊNCIAS        26

  1. INTRODUÇÃO

Segundo estudos realizados por Nieman (2011), nos Estados Unidos a população de idosos chega a 36 milhões, apresentando também uma tendência de aumento em torno de 75 milhões no ano de 2040.

Este mesmo autor complementa afirmando que no início do século XX, a expectativa de vida era em torno de 47,3 anos e hoje está em torno de 77 anos.

Já Gomes e Zazá (2009), acreditam que no Brasil a população de idosos também está aumentando e provavelmente em 2050, segundo estudos do IBGE haverá um aumento de 30 milhões, sendo que a justificativa para este aumento está relacionado a mudança piramidal no que se refere a redução da fecundidade e mortalidade.

Gallahue; Ozmun (2005), acreditam que o avanço da Medicina e hábitos mais saudáveis podem promover um aumento na qualidade de vida, sendo assim os idosos podem viver mais em torno de 80 a 90 anos. A medida que há um avanço na vida adulta aspectos cognitivos, motores e afetivos se ligam para alterar e afetar o comportamento motor.

Porém Guiselini (2006), contradiz dizendo que o avanço da tecnologia e mudanças nos aspectos socieconômicos  permitem uma mudança nos hábitos provocando assim a aceleração do envelhecimento, através do excesso do fumo, álcool, alimentos gordurosos e falta de atividade físicas.

Na terceira idade, os grupos de idosos necessitam de um maior envolvimento social, necessitando de atividades que valorizem a cultura, onde a participação se torna efetiva e o sentimento de derrota é aceito com naturalidade (QUEIROZ; MARTINS, 2009).

Estes mesmos autores ainda completam as características dos idosos no fator social, onde há uma valorização da participação nas atividades, gostando de atividades em grupos para uma sociabilização e interação com pessoas da mesma faixa etária. Mas com o envelhecimento também ocorrem mudanças na composição corporal, como diminuição da estatura, perda de equilíbrio, diminuição do tônus muscular, perda gradativa da mobilidade e propensão a osteoporose.

Hoje em dia a patologia denominada osteoporose vem afetando muitos idosos devido a falta de alguma prática de atividade física, além de fatores como mudanças hormonais e deficiências dietéticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (248.5 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com