TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO RESISTIDO DE ALTA INTENSIDADE PARA IDOSOS

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.630 Palavras (15 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 15

TREINAMENTO RESISTIDO DE ALTA INTENSIDADE PARA IDOSOS

PROBLEMA?

HIPÓTESES

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Verificar as contribuições do treinamento resistido de alta intensidade para o aprimoramento da força e massa muscular em idosos.

Objetivos Específicos

Verificar na literatura disponível através de um levantamento bibliográfico;

JUSTIFICATIVA

O paradigma da intensidade do exercício físico, enquanto variável componente do treinamento que desencadeia as adaptações fisiológicas nos sistemas orgânicos pode ser aplicada com eficiência e segurança para públicos com diversas características e condições. Neste sentido, as populações idosas poderiam beneficiar-se dos conhecimentos produzidos na atualidade no tocante à prescrição e formas de condução do treinamento de força aplicados na musculação.

REVISÃO DA LITERATURA

Envelhecimento e sarcopenia

Exercício resistido e intensidade de treinamento

Adaptações fisiológicas do treinamento de força

Treinamento de força para idosos

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Palavras chave: envelhecimento, sarcopenia, hipertrofia, força muscular, intensidade de treinamento.


  1. INTRODUÇÃO

A população mundial está envelhecendo, conforme pesquisas e projeções das Nações Unidas, estima-se que uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais (OMS, XX)[a]. Para a Organização Mundial de Saúde [b](OMS), idoso é todo o indivíduo de 60 anos ou mais em países desenvolvidos, segundo pesquisas[c], em 2025, o número de idosos [1]será de 1,2 bilhões de pessoas, em 2050 alcançará a marca de 2 bilhões de pessoas e 80% delas vivendo nos países em desenvolvimento.

Com envelhecimento acontecem algumas alterações fisiológicas como diminuição da densidade mineral óssea, diminuição força, assim aumentando as possibilidades de riscos de quedas que podem ocorrer fraturas que possam dificultar sua mobilidade (CARVALHO et al., 2004). Segundo Santos et. Al[d] (2017) os impactos fisiológicos ocorrem em diversos aspectos da aptidão física nesse momento, como perda de força, equilíbrio, flexibilidade que podem servir como instrumento para mensurar a saúde do idoso. A diminuição dessas capacidades, [e]poderá afetar diretamente na saúde do indivíduo, assim tendo um grande impacto em hospitalizações. Com o aumento da longevidade é preciso uma nova política econômica e social principalmente na área da saúde[f].

O treinamento resistido é uma opção para que esses efeitos sejam reduzidos[g], assim melhorando suas condições físicas. Para que aconteçam alterações e adaptações na musculatura esquelética, a intervenção com o treinamento resistido tem sido evidenciada como uma estratégia de escolha na melhoria das condições de saúde de pessoas em idade avançada.[h] (STEVEN J. FLECK; WILLIAN J. KRAEMER, 2017[i]).  Segundo Simão et al.(s/d), para o idoso exercer [j]suas capacidades físicas do dia a dia, como agachar, subir escadas, abrir e fechar janelas e se locomover, o treinamento resistido tem sido uma ótima opção[k].

SUGESTÃO DE REDAÇÃO PARA O PARÁGRAFO ACIMA

O treinamento resistido é uma das possíveis abordagens para que os efeitos deletérios do processo de envelhecimento sejam reduzidos. Alterações e adaptações na musculatura esquelética têm proporcionado melhorias das condições de saúde de pessoas idosas (citações). Corroborando Simão et al.(s/d), para o idoso aplicar suas capacidades físicas no dia-a-dia, como agachar, subir escadas, abrir e fechar janelas, dentre outras atividades ocupacionais de solicitação físico-cognitiva, o treinamento resistido se apresenta como importante fator de contribuição na função e funcionalidade do idoso.

O objetivo da presente pesquisa foi verificar as contribuições do treinamento resistido de alta intensidade para o aprimoramento da aptidão física de idosos. O paradigma da intensidade do exercício físico, enquanto variável componente do treinamento que desencadeia as adaptações fisiológicas nos sistemas orgânicos pode ser aplicada com eficiência e segurança para públicos com diversas características e condições. Neste sentido, as populações idosas poderiam beneficiar-se dos conhecimentos produzidos na atualidade no tocante à prescrição e formas de condução do treinamento de força aplicado na musculação.

O presente estudo trata-se de revisão bibliográfica narrativa. As análises das pesquisas foram realizadas a partir de estudos selecionados utilizando como critério treinamento resistido de alta intensidade em idosos. Foram utilizados com meio de estudos, livros e artigos científicos nacionais e internacionais, através do portal de periódicos da Capes, Pubmed, Medline, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram utilizados na busca os seguintes descritores indexados – treinamento resistido, exercícios de força, idosos, hipertrofia, força.

Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica narrativa da literatura disponível sobre a temática central. A seleção do material se deu a partir de pesquisas em bases de dados (Capes Periódicos, Medline, Pubmed, Scielo), bibliotecas físicas e virtuais. Foram considerados artigos (trabalhos originais) e livros cujas abordagens contemplassem as contribuições das intervenções com treinamento resistido em populações idosas.

 

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1. DEFINIÇÃO E AUMENTO DA POPULAÇÃO IDOSA

A população mundial está envelhecendo, conforme pesquisas e projeções das Nações Unidas, estima-se que uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), idoso é todo o indivíduo de 60 anos ou mais em países desenvolvidos, segundo pesquisas, em 2025, o número de idosos será de 1,2 bilhões de pessoas, em 2050 alcançará a marca de 2 bilhões de pessoas e 80% delas vivendo nos países em desenvolvimento.[l]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com